A Ucrânia é o quarto país do mundo em número de Grandes Mestres. Ao todo, 88 enxadristas ucranianos conquistaram a titulação máxima do xadrez, atrás apenas da Alemanha (94), Estados Unidos (100) e Rússia (240).
Destaque em Olimpíadas
Em Olimpíadas de Xadrez, a primeira aparição de uma equipe ucraniana aconteceu em 1992, logo após o fim da União Soviética e a independência do país, no ano anterior.
De lá pra cá, a Ucrânia esteve em todas as 14 edições da olimpíada com resultados assombrosos.
Foram sete pódios no masculino (2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes), número que se repete no feminino (1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes).
Ponomariov Campeão Mundial, Ivanchuk vice
Entre 1999 e 2005 o Campeonato Mundial da FIDE foi disputado em formato eliminatório, semelhante a atual Copa do Mundo.
No ano de 2002 tivemos a final ucraniana do Campeonato Mundial.
Após superar Viswanathan Anand na semifinal, o lendá-rio Vassily Ivanchuk (com 32 anos) chegou a final com favoritismo contra o jovem compatriota, Ruslan Ponomariov, de apenas 18 anos.
No entanto, Ponomariov se impôs na primeira e na quinta partida do match e derrotou Ivanchuk por 4,5 x 2,5.
Na caminhada para o título, Ponomariov também venceu outros enxadristas de prestígio, como os russos Peter Svidler e Evgeny Bareev.
Depois do Mundial da FIDE de 2002, negociações avançadas aconteceram para unificar os títulos mundiais da FIDE e da PCA.
Kasparov já havia perdido o título da PCA para Kramnik, mas seguia como número um no ranking internacional e por isso a FIDE desejava o match com Ponomariov.
O vencedor enfrentaria o ganhador de Kramnik x Leko, que disputavam o título pela PCA. Por desacordos contratuais, o duelo com Kasparov não aconteceu e Ponomariov não defendeu seu título no mundial seguinte, em formato eliminatório. Os títulos FIDE x PCA só foram unificados alguns anos depois.
Ucranianas Campeãs Mundiais
Se no absoluto a Ucrânia tem o campeão mundial Ruslan Ponomariov (além de Vassily Ivanchuk, um verdadeiro campeão sem coroa), no feminino, o país também tem enxadristas lendárias, com destaque para as campeãs mundiais Anna Ushe-nina e Mariya Muzychuk.
Em 2012, Anna Ushenina venceu o Campeonato Mundial da FIDE em formato eliminatório. A final foi contra a búlgara Antoaneta Stefanova.
Um ano depois, Ushenina perdeu para a chinesa Hou Yifan por 5,5 x 1,5.
Já em 2015 foi a vez de Mari-ya Muzychuk vencer o torneio eliminatório que dava o título mundial feminino.
A decisão foi contra a russa Natalia Pogonina. Mas, no ano seguinte, Mariya Muzy-chuk também foi derrotada por Hou Yifan (6×3).
Anna Muzychuk, irmã de Mariya, chegou a disputar a final do Campeonato Mundial de 2017, quando foi derrotada para a chinesa Tan Zhongyi.
Fonte: https://rafaelleitao.com