Nasceu no dia 19 de Fevereiro de 1924 em Bila Tservka, na Ucrânia Soviética, o Grande Mestre David Ionovich Bronstein. Ele aprendeu xadrez com seu pai aos 6 anos de idade. Foi treinado na sua juventude pelo Mestre Internacional Alexander Konstatinopolsky. Ficou em 2º lugar no Campeonato de Kiev quando tinha 15 anos.
Atingiu o título de mestre soviético aos 16 anos ficando em 2º lugar no Campeonato da Ucrânia Soviética, atrás apenas do forte mestre Isaac Boleslavsky. No campeonato soviético de 1944 ele venceu o campeão mundial Mikhail Botvinnik e em 1945 ele ficou em 3º lugar. Ele ajudou a URSS a vencer os EUA no duelo entre os dois times via rádio. Em 1950, mais uma vez com vitória sobre Boleslavsky no Torneio de Candidatos ele ganhou o direito de desafiar o campeão mundial e eterno rival Mikhail Botvinnik. o Match terminou empatado em 12 a 12, nessa época o empate significava que o título permaneceria com o atual campeão.
As vitórias de Botvinnik se deram especialmente depois das partidas adiadas. Ele estudava a posição de final e superava Bronstein na técnica dando o que precisa para reter o título. No famoso Torneio dos Candidatos de Zurique Bronstein ficou em 2º lugar empatado com Keres, e Reshevsky. Rumores confirmados por Bronstein em 2005 de que tanto Keres quanto Bronstein foram intimados pelo governo a empatar com Smyslov aon invés de perseguir o título para que Reshevsky (Americano) não chegasse a final. Bronstein chegou a participar de alguns Interzonais depois de Zurique, mas jamais chegou ao Torneio dos Candidatos novamente.
Por se recusar a assinar uma carta de repúdio ao defenestrado soviético Viktor Kor-chnoi foi excluído de vários torneios. Ele escreveu um livro sobre o Candidatos de Zurique que até hoje é considerado um dos melhores livros de xadrez já escritos. Ele escreveu outras obras e foi campeão do Torneio de Hastings na Inglaterra aos 70 anos. No dia 5 de Dezembro de 2006 ele morreu em Minsk na Bielorrúsia. Se vivo completaria 98 em 2022.