BRASILEIRO DE RALLY BAJA

Francine Rossi inicia com vitória na temporada 2022 em Botucatu

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 03-04-2022 09:02 | 732
Piloto por Paraíso comemora a chegada em primeiro na categoria Over e descreve prova como emocionante
Piloto por Paraíso comemora a chegada em primeiro na categoria Over e descreve prova como emocionante Foto: Divulgação

O tradicional Rally Cuesta, em Botucatu (SP), com a disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja CBM, para motos e UTV, abriu a temporada de 2022. Representando São Sebastião do Paraíso e Minas Gerais, o piloto Francine Rossi, começou bem e com vitória conquistando o primeiro lugar na categoria Over e ficando em 4º lugar na classificação geral da prova. “Foi um começo muito bom, uma prova difícil com mais de 150 quilômetros percorridos por dia. É um início positivo”, comemorou Francine já na expectativa da próxima competição que será disputada em meados de maio em São Manuel (SP), com o Rally Serra Azul.

Uma competição em que não há planilha e os participantes devem se guiar pelas indicações de direção e pontos de atenção em placas pelo percurso. A prova reúne nove dezenas de inscritos, com promessa de disputas equilibradas nas duas e quatro rodas. Assim pode ser definida a primeira disputa da temporada do, com o Rally Cuesta, em Botucatu. Conforme a organização foram 394 quilômetros cronometrados em dois dias, no sábado,26, e no domingo, 27, numa região de relevo que dá nome a disputa.

Esta foi a 16ª edição do Rally Cuesta. A competição contou com as categorias de motos, quadrículos e UTVs (“Utility Task Vehicle” ou “veículo utilitário multitarefas). Com apoio da Prefeitura Municipal Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo, a prova reuniu competidores de diversas regiões do país.

A organização do Rally Cuesta concentrou suas atividades nos arredores do Ginásio Municipal “Mário Covas” e o trajeto do campeonato aconteceu fora da área de proteção ambiental de Botucatu.

Para o piloto de Paraíso, Francine Rossi a abertura da temporada foi mais do que satisfatória com vitória na sua categoria (Over). “Fiquei muito feliz, por ter começado com o pé direito, estando representando São Sebastião do Paraíso e Minas Gerais”, comenta. Francine descreveu a prova como bastante emocionante.  “Foi uma disputa muito rápida. Percorremos mais de 150 quilômetros por dia, em um trajeto que exige muita técnica e é prazeroso de pilotar”, avalia. 

A TEMPORADA
Na temporada de 2002 uma das principais novidades será no Cross-Country com o retorno do Rally Minas Brasil após a ausência em 2021. A competição promovida pela Rallymakers abre a competição de 9 a 12 de março, com a terceira sede diferente. Depois de Conceição do Mato Dentro e Patos de Minas, é a vez de Araxá, na região do Triângulo/Alto Paranaíba.

Também no primeiro semestre acontecem o Rally RN 1500, no Rio Grande do Norte e o Rally Jalapão (Bahia e Tocantins). O Rally Caminhos da Neve retornará a data habitual, em julho, para que as baixas temperaturas do inverno tragam um desafio a mais na serra catarinense.

Em se tratando do Rally Baja, Francine já está na expectativa para a próxima disputa. Será nos dias 13, 14 e 15 de maio em São Manuel (SP) quando acontecerá o Rally Rota Sudeste, com a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Baja. “As expectativas são as melhores possíveis. Objetivo é ir para cima e tentar chegar na frente, posicionando na frente e buscando as melhores colocações”, completa.