O Operário Esporte Clube está de volta as competições depois de dois anos, após a pandemia da covid-19 que praticamente paralisou o mundo. Há cerca de 20 dias a equipe se prepara para a disputa da fase regional da Copa do Estado de São Paulo, pela Liga Serranense, promovida pela Federação Paulista de Futebol.
Em 2019 o Operário participou pela primeira vez da disputa e conquistou o vice-campeonato em sua fase regional. “Estamos retomando os trabalhos com a mesma disposição, vamos montar uma equipe aguerrida que vai honrar as cores do Operário e novamente iremos representar bemnossa cidade, com competitividade, respeito aos adversários e em busca dos melhores resultados”, anuncia o treinador Adilson Lara.
Entre janeiro e fevereiro de 2020 o Operário fazia uma intensa preparação para disputar o Estadual Amador de São Paulo pela segunda vez. Quando a competição estava prestes a se iniciar em março veio a pandemia do coronavírus, que também paralisou o meio esportivo. Naquele ano a primeira partida da competição seria contra a equipe de Cravinhos, mas o campeonato foi adiado e depois cancelado.
Agora com a retomada, o grupo começou a ser novamente formado. “Desde o início do mês começamos a preparar e trabalhar o grupo de jogadores que vão disputar o campeonato da Liga Serranense e a Taça Paraíso são dois grupos de atletas diferentes, mas que neste início faremos juntos os treinamentos”, observa Adilson. O elenco está sendo definido e a expectativa é montar times fortes para as disputas da competição regional e a local.
Já são dois finais de semana que os jogadores estão se reunindo e sendo avaliados em vários aspectos. “É um trabalho sério e intenso para fecharmos o grupo e ver quem tem condições neste retorno para estar com a gente” destaca o treinador.
De início já são pelo menos 25 jogadores e outros atletas poderão ser inscritos para o regional. “Temos jogadores de toda a região como Passos, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Arceburgo, Mococa e Cajuru, além dos nossos aqui da cidade”, enumera.
O treinador cita que é um selecionado da região que está sendo formado com muita base e qualidade. “Temos meninos que rodam por times profissionais, temos de reverter a situação deles para poder federar e que eles estejam em condições de serem inscritos e atuar pela Federação Paulista”, acrescenta Adilson.
1º de Maio
O Falcão Negro jogará no dia 1º de Maio, no Estádio Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves, contra o Cruz das Posses. “É o dia da festa de aniversário do nosso clube, queremos começar bem, com o pé direito, em um dia de festa como ocorre tradicionalmente nesta data”, destaca Adilson Lara.
De acordo com o treinador o Operário está com 70% de sua capacidade em sua preparação. “Faremos no domingo um amistoso, estamos acertando um adversário, para podermos avaliar e aprimorar o comportamento tático e as condições físicas”, descreve. O amistoso foi confirmado na sexta-feira,22, será contra Santo Antônio da Alegria, às 10 horas, horário em que serão disputados os jogos do regional. O objetivo é repetir o bom desempenho de 2019 quando o alvinegro disputou o campeonato pela primeira vez e foi vice-campeão na fase regional.
“Sabemos dos desafios que teremos pela frente, existem equipes muito fortes com altos investimentos, vamos nos preparar para enfrentá-los de igual para igual sempre honrando o nome do nosso glorioso Operário”, finaliza.