A Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz homenageou o ator montessantense Milton Gonçalves, no desfile de carnaval que levou para a Marques de Sapucaí, na noite de quinta-feira,20. A história do artista foi o destaque da agremiação que teve em um de seus carros alegóricos a reprodução da Igreja Matriz de Monte Santo de Minas, cidade onde nasceu. O artista que se recupera das sequelas de um AVC teria acompanhado o desfile da escola de casa e junto a familiares.
Nem Braz e nem o Belém. O destaque do carnaval de 2.022 de Monte Santo de Minas foi a E.S. Acadêmicos de Santa Cruz, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A escola levou neste ano para a Marques de Sapucaí a história de luta e de sucesso de um dos filhos ilustres da cidade o ator e diretor Milton Gonçalves. O artista foi personagem na apresentação em diversos momentos do desfile. O enredo "Axé Milton Gonçalves! No catupé da Santa Cruz", contou a história do personagem desde quando ele saiu da pequena cidade do interior mineiro e foi tentar a sorte na grande São Paulo, junto com a família.
Enfrentou barreiras e opressões antes de se tornar referência artística nacional. E foi em sampa que Milton encontrou o caminho para mudar sua realidade e a de seus amores.
Durante os desfiles da Acadêmicos de Santa Cruz, sua trajetória foi lembrada em várias alas, com os trabalhos feitos pelo ator. O vendedor de frutas foi uma delas, assim como a descoberta do cinema. Nem tudo foram flores quando foi preciso enfrentar os desafios da condição social, o preconceito por ser negro até ser aceito. De início, também foi representada em um carro alegórico a Igreja Matriz de Monte Santo de Minas que remontou suas origens, onde tudo começou.
Como sempre tudo é mais difícil até mesmo no desfile da escola não faltaram obstáculos. No último carro da Santa Cruz que fechava a apresentação da escola denominado "Olaxá e o Bem Amado Milton Gonçalves", houve no entanto, problemas de mobilidade, o que acabou fazendo com que "um buraco" se abrisse no final da apresentação da escola.
A agremiação pode até perder pontos por este detalhe, mas cumpriu seu papel de homenagear e destacar uma das maiores referências artísticas do país.
Há cerca de um ano Milton Gonçalves sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral isquémico). Foram três meses hospitalizado e traqueostomizado. Atualmente o artista faz tratamento de saúde em casa. Em recuperação desde então, ele faz tratamento, com sessões diárias de fisioterapia e fonoaudiologia para combater as sequelas herdadas.
"Rua da Matriz" foi seu primeiro seriado na TV Globo e na sua história artística participou de mais de 40 novelas. No cinema, interpretou Rainha Diaba e Natalda Portela. Mais um capítulo foi escrito e mais um pedaço desta memória está registrada.