ARTES MARCIAIS

Associação Shaolin do Norte Mestre Chan comemora o 22º aniversário em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 30-05-2022 09:15 | 975
Professor Márcio Zaqueu é o diretor da associação que já formou centenas de cidadãos, no campo das artes marciais
Professor Márcio Zaqueu é o diretor da associação que já formou centenas de cidadãos, no campo das artes marciais Foto: Arquivo

O mês de maio tem um significado todo especial para o professor de artes marciais Márcio Luiz Zaqueu. Em 2022, o calendário aponta para as comemorações dos 22 anos de fundação da Associação Shaolin do Norte Mestre Chan. Assim como chegou a São Sebastião do Paraíso e iniciou suas atividades, agora está sendo um tempo de recomeço, uma outra partida para novas conquistas. “Enfrentamos este tempo de pandemia, estamos saindo vivos e vitoriosos para começarmos novos planejamentos e novos tempos”, anuncia.

Márcio relembra com alegria e satisfação todos estes anos vividos em Paraíso, tempos de glórias e que lhe trouxeram várias conquistas. “Estamos saindo, aos poucos deste período de pandemia, em que as atividades ficaram restritas e partimos para novos desafios”, comenta. À medida que acontece a abertura das ações, começam a surgir novos planejamentos para o momento de agora e os tempos futuros. “Nossa esperança é de que tudo volte ao normal e que realmente as coisas engrenem para todos”, comenta.

“Neste ano estamos reiniciando as atividades, com mais frequências e horários mais definidos”, ressalta. Márcio conta que a academia está aberta a partir das 18 horas, com ações um pouco limitadas, mas que a tendência é ir ampliando o atendimento aos poucos. “Atendemos às segundas e quartas-feiras inicialmente com o Tai Chi Chuan entre às 19 às 20h30 com. As terças e quintas inicia-se com o Kung Fu, das 18 h às 19h00 e em seguida com o box Chinês ou box sanda, até às 20h30”, observa.

Conforme o professor os dois anos de pandemia com tantas restrições foi um período de dificuldades e enfrentamentos. “Sobrevivemos e agora estamos buscando forças para superar toda a crise que veio fazer parte do nosso dia a dia”, ressalta. 

Em contado com as entidades que regulamentam o esporte, Márcio se diz confiante com os novos tempos que estão chegando. “É o momento da retomada, de tudo. Recebemos convites para organizar competições para as seletivas, todos estão se organizando, ao mesmo tempo em que comemoramos 22 anos de existência, superando mais esta luta”, cita.

“Fomos convidados a levar um grupo de Tai Chi, formado pelos meninos da Apae, que tínhamos uma equipe formada com crianças de lá”, conta. Também a Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu o chamou para participar do Campeonato Pan Americano. O evento está programado para ocorrer entre os dias 22 a 23 de julho, em Brasília. “É uma organização da Confederação a qual estamos ligados e registrados, entidade que dá credibilidade aos nossos associados, por ser o órgão organizador e fiscalizador da modalidade no Brasil”, informa.

Márcio Zaqueu diz ainda que está começando a montar novas equipes com novos alunos que estão chegando a associação. “Temos muitos dos antigos que estão retornando e pretendemos formar novas equipes para competições e demonstrações, trabalhando sempre com honestidade e perseverança”, anuncia.

O professor informa que o governo pretende retornar com o bolsa atleta para competidores que se classificarem para a disputa de campeonatos. “Faremos parte deste benefício que nos é oferecido. Temos 22 anos de história e histórias bonitas que desenvolvemos junto a população”, acrescenta.

Outra novidade que está em fase de negociação e é um convite da Federação Mineira de Box Olímpico é a proposta de trazer a modalidade para ser desenvolvida no município. “Estamos estudando junto com a Secretaria Municipal de Esporte a possibilidade de trazermos mais esta modalidade, de nível mundial e olímpico para ser desenvolvida em nossa cidade”, descreve. A implantação da modalidade depende de aval da Prefeitura e estamos prontos para desenvolver mais este trabalho, “é um ciclo que favorecerá município e a região”, completa.

De acordo com o professor o momento é de agradecimento por todas as vitórias alcançadas. “São 22 anos de lutas e de muitas conquistas, muitas premiações que trou-xemos para São Sebastião do Paraíso. “Procuramos sempre levar o nome da nossa cidade para os mais longínquos lugares, sejam eles europeus ou brasileiros.

“Somos uma associação que mais enobreceu o nome de Paraíso, o levando para países do outro lado do mundo como a China, a Europa, diversos países da América Latina. Foram conquistas que são reconhecidas por federações internacionais e participação de vários países e disputas do mais alto nível, vale a pena comemorar”, finaliza.