30 ANOS

João Roberto, canto que encanta...

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 30-05-2022 09:17 | 945
Em vários estilos, João Roberto celebra tempos de desafios, conquistas e projeta novos planos
Em vários estilos, João Roberto celebra tempos de desafios, conquistas e projeta novos planos Foto: Arquivo Pessoal

Neste mês de maio o cantor João Roberto de Souza está completando 30 anos de carreira, em vários trabalhos artísticos consolidados. Com um dom impar e natural de ser comunicador ele escolheu ser artista para se realizar pessoal e profissionalmente, e ao longo de três décadas, considera-se uma pessoa realizada. “É uma alegria imensa poder falar dos dons e talentos que Deus me deu. Olho no retrovisor de toda a minha história de vida, e só tenho a agradecer”, comenta com grande entusiasmo.

Para chegar no estágio em que se encontra foram superados obstáculos e grandes desafios. “Me sinto vitorioso com todas as conquistas que realizei e tenho prazer imenso de continuar fazendo o que gosto, inclusive com as novas vertentes com as quais estou trabalhando nestes novos tempos”, observa.

João Roberto ser artista a partir dos anos 90 deixou de ser um sonho para seus pais, ‘seo’ João Aparecido de Souza e de ‘dona’ Maria Helena Vara de Souza. Eles perceberam os dons e talentos existentes nos filhos e resolveram investir na carreira profissional dos meninos. “Eles acreditaram no nosso potencial, meu e de minha irmã Heleninha e ali começava uma parceria de sucesso”, conta. O que para muitos seria um hobbie ou mesmo uma brincadeira tornou-se uma profissão, a forma “dos meninos cantores ganharem a vida”.

O início foi desafiante, mas João Roberto diz que tudo se tornou extremamente recompensador ao ponto de que, se tivesse que escolher, faria tudo de novo. “Valeu muito a pena e depois destas três décadas, este sonho tornou-se realidade. Hoje, graças a Deus sou um profissional muito realizado em tudo que faço”, avalia.

Surgindo em uma época em que os valores e conceitos artísticos eram bastante diferenciados, João Roberto diz que se espelhou sim em vários nomes do mundo das artes para se consolidar. “Hoje tenho um repertório bem vasto, com características diferentes, para apresentações em um casamento, por exemplo, ou quando atuamos em alguma outra festa”, quando faz o ‘Resenha Sertaneja’, apresenta  algum número internacional, ou da MPB (Música Popular Brasileira).

“Não são apenas as canções, o repertório escolhido, a qualidade vocal e instrumental também fazem sentido. Toco vários instrumentos e isso me favorece nas minhas apresentações”, avalia. Todos estes detalhes fazem parte do conjunto da obra e o possibilita ser um músico eclético. Artistas como Chitãozinho e Xororó, Frank Sinatra, Luiz Miguel e Roupa Nova são alguns dos seus referenciais. “São muitos nomes com os quais me identifico e que fazem parte do meu jeito de cantar e interpretar”, acrescenta.

Indagado sobre um momento marcante em sua carreira e trajetória, João Roberto relembra uma apresentação que fez na Praça da Abadia, numa festa de 1º de Maio, Dia do Trabalhador. “Ficou marcado na minha vida, com milhares de pessoas presentes e junto com minha irmã Heleninha alcançamos um grande sucesso, é inesquecível”. Esta e tantas outras apresentações confirmam que “santo de casa também faz milagre sim”, descreve com emoção.

 “Me sinto lisonjeado, abençoado, na terra onde moro ter o reconhecimento de tantas pessoas. Agradeço o carinho do povo de Paraíso que sempre nos prestigiou em tantas apresentações, Nas mais diversas formas sempre recebi o carinho, o amor das pessoas seja através do aplauso, cantando e dançando com nossas canções, e este agradecimento se estende para outras cidades da região e até em outros estados onde nos apresentamos e fomos muito bem acolhidos”.

Diante de tantas homenagens e conquistas, uma delas João Roberto faz questão de frisar. “Ainda jovem recebi o convite para integrar a APC (Academia Paraisense de Cultura). “É algo que me orgulha muito e faço questão de dizer que tem uma importância sem igual, diante de tantos trabalhos que faço”, aponta.

 

Sinal dos tempos

         Assim como todo o setor produtivo artístico, os dois anos de pandemia contra a covid-19 também foram um marco na carreira do cantor. “Durante este período eu me organizei para que quando chegasse este momento, que é de vitória neste novo normal. Surgiram novos projetos para serem apresentados às pessoas, uma gama de novidades, e precisei me reciclar. Inovações surgiram na forma de comunicar. Foi de mudanças enquanto cantor e apresentador, no trabalho de publicidade, foi preciso adotar novas técnicas e reinventar”, diz. João Roberto tem se apresentado em casamentos. “A procura tem sido muita intensa”, comemora.

“O que me move em primeiro lugar é minha fé em Deus, inabalável. É esta fé que me faz otimista demais, penso que devemos de utilizar sempre nossos pensamentos e ideias para trazer sempre algo novo e sempre eu estou pensando em algo assim”, enfatiza.

Mesmo com as características trazidas no DNA ele acredita que é possível buscar parcerias, almejar sempre algo mais para a sua realização. “Tenho excelentes ideias e projetos, tanto na área de música, como na propaganda também. Em breve estarei colocando em prática porque nós vivemos um período de evolução humana ‘pós-pandemia’ acredito que podemos utilizar e muito a nossa capacidade mental, em pensar em algo que seja bom para as pessoas, dentro de uma ambição sadia”, relata.

João Roberto é de opinião de que se você almejar situações em que possa ser sucesso e que agregue as pessoas algo de bom haverá oportunidades para todos. “É possível dar oportunidades para que as outras pessoas possam crescer juntamente com você e, ganharem o seu dinheiro também. Penso muito no coletivo e agindo coletivamente as coisas se tornam mais fáceis, mais produtivas, então vêm muitas coisas boas pela frente. Podem esperar que virão grandes novidades com certeza”, anuncia. 

Em tom de agradecimento ele se reporta à irmã Heleninha, parceira de música por 29 anos. “Ela fez uma pausa na carreira, mas fica o meu muito obrigado por tudo”, cita. João Roberto ainda menciona a gratidão por tantos amigos que o apoiaram nesta trajetória. “Foram correntes de orações, incentivo nas palavras, vídeos, áudios e tudo isso me faz um profissional realizado. Desejo que venham mais bênçãos de Deus nesta linda história”, completa.

“Fica o meu carinho especial a todos os amigos do Jornal do Sudoeste que sempre me prestigiou através da sua direção e de seus colaboradores”, finaliza.