SAÚDE

Paraíso e região têm aumento nos casos de positivos para a covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 03-06-2022 13:53 | 649
Secretário Baccheretti reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para manter o controle da pandemia
Secretário Baccheretti reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para manter o controle da pandemia Foto: Bryan Felipe

A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu que tem havido aumento do número de casos de covid-19 em algumas regiões de Minas Gerais. O secretário Fábio Baccheretti, disse que o estado não deverá passar pela quarta onda da doença, mas alertou, mais uma vez sobre a importância da vacinação e das medidas de prevenção da doença, como uso de álcool em gel, máscara e distanciamento em ambiente de grande aglomeração. Levantamento realizado pelo Jornal do Sudoeste a partir dos números divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde aponta que em uma semana foram registrados em São Sebastião do Paraíso 332 casos positivos de coronavírus.

Conforme o secretário, embora os números de casos novos de covid-19 tenham apresentado um leve aumento, não houve crescimento das taxas de internações e óbitos. “A covid-19 possui agora uma característica sazonal. A pandemia está controlada. Porém, nesta época do ano, com a chegada do clima frio, é esperado o aumento de registros de doenças respiratórias em função da sazonalidade. Apesar do aumento de casos, não há um reflexo nos números de óbitos e nas taxas de internação”, explicou Baccheretti.

Ele reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para manter o controle da pandemia. “A vacina é a principal arma contra a doença. É necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância de completar o esquema vacinal. Precisamos ampliar ainda mais a cobertura e a administração de doses de reforço, porque a imunização é a forma mais eficaz e segura de se restringir a circulação do vírus e reduzir o número de novos casos, de internações e de óbitos”, alertou o secretário.

Na região, somente em maio, foram registrados 2,8 mil casos confirmados de covid-19, conforme os números apresentados nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Trata-se de um aumento de 683,01% a mais em relação ao mês de abril, quando registrou 365 casos. A maior incidência de novos casos da doença confirmado foi em Passos, com 865. Em seguida aparece Piumhi com 333 ocorrências e Paraíso vem na seqüência com 305 casos.

Na relação entre as cidades Monte Santo de Minas aparece com 266 casos. Em seguida estão Itaú de Minas (181), Carmo do Rio Claro (122), Capitólio (113), Itamogi (111), Pratápolis (70) e Fortaleza de Minas (69). Os menores índices foram registrados em cidades como Bom Jesus da Penha (45), Guapé (40), Ibiraci (35), Cássia (29) e Alpinópolis (21).

Ainda sobre São Sebastião do Paraíso levantamento realizado pelo Jornal do Sudoeste através dos números da SES revela que em média a cidade tem tido média de 47 casos de pessoas positivadas por covid-19. Entre segunda e terça-feira foram 55 novos casos, depois 64 na quarta-feira; 73 na quinta e 68 na sexta-feira. Os números divulgados na parte da manhã referem-se aos dados do dia anterior.

Em relação aos casos de óbitos por covid-19, Paraíso continua com 313 ocorrências desde o início da pandemia, quadro que é mantido a mais de um mês.