Congada
E teve início na noite de terça-feira,14, entendimentos para a organização da festa da Congada de 2022 em São Sebastião do Paraíso. Depois de dois anos seguidos sem a realização dos tradicionais festejos a expectativa é para a retomada do evento a ser realizado no final do ano. Algumas mudanças estão sendo sugeridas e prometem dar o que falar entre os festeiros. O início das conversações está sendo feito com antecedência no sentido de evitar atropelamentos e decisões de afogadilho. Assim como foi no distrito de Guardinha há 15 dias a esperança é de que ocorra o resgate da festa e haja o incentivo ao turismo e a cultura paraisense através da festa do congo e do moçambique.
Termópolis
Depois de meses de espera e expectativa a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso vai iníciar nesta quarta-feira,15, as obras visando o calçamento de ruas no distrito de Termópolis. Pelo anunciado será realizado um trabalho semelhante ao que foi feito no distrito de Guardinha onde 100% das ruas que eram de terra receberam bloquetes. Devido a topografia e a necessidade de captar as águas das chuvas será necessário antes a construção de redes de captação das águas pluviais. A expectativa é de que até o final do ano, se não todas, boa parte das ruas da comunidade estejam calçadas proporcionando dignidade e qualidade de vida aos moradores da localidade.
Benefícios
O vereador Vinício Scarano Pedroso indagou o prefeito Marcelo de Morais a respeito da implantação nas escolas municipais do projeto Sala de Recursos. Trata-se da criação nos estabelecimentos escolares de Paraíso de ambiente dotados de recursos tecnológicos para utilização da comunidade escolar. O repasse da verba para esta finalidade já está sendo feito através do projeto Dinheiro Direto na Escola criada ano passado. O Executivo também respondeu ao vereador que está sendo feita a aquisição de vans adaptadas para o transporte de pessoas necessitadas, um destes veículos já está em exibição ao lado da prefeitura
Asfaltamento
Outra boa nova anunciada pelo prefeito Marcelo de Morais é o início nesta semana das obras para a pavimentação da Avenida Mário Giacchero e demais ruas próximas que fazem ligação com o Projeto Somma. Depois de muitos anos de espera os trabalhos que também estão sendo aguardados com muita expectativa devem sair do papel. A iniciativa possibilitará maior fluidez no trânsito da região, com a criação de rotas alternativas para a ligação entre bairros e também a região central da cidade, tanto no que se refere ao centro velho, como o chamado centro administrativo expandido na área da sede da Câmara Municipal, fórum e promotorias de justiça.
Licitação
Na segunda-feira,13, foi realizada mais uma etapa do processo de licitação que prevê a construção de duas creches e uma escola no município paraisense. O certame está acirradíssimo entre duas empresas construtoras que neste momento encontram-se na fase recursal. A expectativa é de que nos próximos 10 dias todos os contratempos sejam resolvidos e o resultado final com a empresa vencedora da disputa seja divulgado. Segundo informações do prefeito Marcelo Morais o planejamento da administração municipal é dar início as obras no próximo mês. No intervalo de 12 meses as novas construções devem ser entregues à população, não havendo nenhuma intempérie.
Inclusão
Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (13), foi realizada a formatura da primeira turma do curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ofertado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Os 22 alunos, entre servidores públicos e cidadãos, receberam os certificados das mãos da professora Dalva Dizaró, dos vereadores e do prefeito municipal Marcelo Morais. Em três meses de aulas, completando 48 horas de carga horária, os participantes aprenderam a estabelecer um diálogo com pessoas surdas, incluindo vocabulário pertinente ao ambiente de trabalho do serviço público.
Pavimentação
Também é aguardada para o segundo semestre a definição em relação a obra de pavimentação da estrada para o distrito de Guardinha. O serviço está paralisado desde o final do ano passado. Embora exista recurso em caixa para dar andamento aos trabalhos, o primeiro semestre do ano vai ficando para trás. Considerando que os serviços rendem mesmo de abril para frente, até o final deste mês são 90 dias que as águas de março se foram. De julho até o fim de outubro são 120 dias de trégua antes que a chuva volte a ser a vilã daquilo que não é feito, por tantos motivos. Como este é um ano eleitoral é possível que em breve a movimentação comece de verdade para valer.
Cachoeira
Já em relação ao Condomínio Cachoeira a informação divulgada pela prefeitura é de que as tratativas estão bem adiantadas. O município está em entendimento com o empresário Silvano Zague e a construtora Objetiva em relação a permuta de área e a realização da obra que prevê o asfaltamento até a entrada da sede do condomínio. Pelo anunciado é possível que também no segundo semestre deste ano, caso haja o desembaraço nas tratativas as obras possam ser realizadas. Os projetos estruturais para a realização deste serviço já estão em andamento e será um passo importante para a expansão da cidade naquela direção.
Esquecimento
Devido a seguidas insatisfações com valores de tarifas cobradas e o não cumprimento de cláusulas contratuais com o município, além do desabastecimento ocorrido ano passado em alguns bairros, se aventou a intenção de se colocar um ponto final no contrato com a COPASA, em São Sebastião do Paraíso. Mas o assunto parece ter caído no esquecimento.
Semáforos
A Gerência de Compras e Licitação da Prefeitura de Paraíso divulgou o edital do processo de licitação nº 026/22, a ser realizado na modalidade pregão presencial, tipo menor preço por lote. A iniciativa visa escolher a proposta mais vantajosa para a aquisição e instalação de dois semáforos digitais destinadas ao controle de tráfego em ruas e avenidas do município. Expectativa que sejam atendidas as demandas para a Avenida Wenceslau Braz e a Rua Santa Luzia, além da Avenida Oliveira Rezende no cruzamento com a Alferes Manoel Caetano dos Nascimento. A abertura dos envelopes será dia 30 de junho às 9 horas. Podiam incluir um terceiro para substituir o equipamento na Monsenhor Mancini com a Rua Professor Nixon, que vive mais estragado do que em funcionamento.
Perigoso
Um posto da Cemig na rua Desembargador Jorge Fontana, altura do número 835, conforme denunciou o vereador José Luiz das Graças (Mercado Érika), está danificado, de fora a fora, e poderá ocasionar transtornos irreparáveis, sendo necessária sua substituição.