CURTAS EDIÇÃO 2619

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-06-2022 11:00 | 439
Foto: Arquvio

Viaturas
O deputado federal Emidinho Madeira anunciou nesta semana que mais cidades da região estão sendo contempladas com a distribuição de viaturas, com recursos de suas emendas parlamentares. Para São Sebastião do Paraíso ele confirmou que será repassada uma viatura para o Proerd, que realiza trabalho de combate as drogas nas escolas. Também estão destinadas outras duas viaturas Duster, blindadas, para a Polícia Militar Rodoviária. O objetivo é proteger as estradas da região frente as ações do novo cangaço. Em abril deste ano o município paraisense já recebeu uma viatura Duster, também encaminhada para a Polícia Militar. Resta saber quem vai trabalhar para o complemento do efetivo da PM que está prá lá de defasado, e não é de hoje. 

Reta final
As obras de reforma e restauração da Escola Municipal Campos do Amaral estão entrando na reta final e a expectativa é de que em breve a população terá uma escola nova que irá oferecer mais conforto e condições de trabalho para os alunos e professores. Em obras desde setembro do ano passado, estão sendo realizados investimentos na ordem de quase R$ 1,8 milhão para a completa reforma do prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município. A entrega da obra para a comunidade está prevista para acontecer em outubro próximo, mês de aniversário da cidade.

Visita
O superintendente da Santa Casa de Paraíso, Jean Marco, recebeu a visita vereadores. Apresentou a eles detalhes sobre o plano diretor e demonstrou que o hospital está em pleno crescimento, com as novas alas inauguradas e o heliponto já em operação. Comentou sobre 142 mil atendimentos feitos pelo hospital em 2021 - sendo 99% procedimentos realizados através do SUS. São 184 médicos e 816 colaboradores. Também no ano passado foram 3.296 cirurgias via SUS e uma demanda reprimida de 487 cirurgias eletivas. Já neste ano são 129 cirurgias cardíacas realizadas de janeiro a maio e são disponibilizados 181 leitos sendo 75% SUS.

Concurso de café
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) promoveu na última semana reunião para as primeiras definições sobre a realização neste ano do concurso “Paraíso dos Cafés Finos”, que deve ocorrer na Casa da Cultura em novembro. Conforme destaca o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, entre as decisões, ficou definida a data da premiação, que será 11 de novembro. “A novidade deste ano é que será na Casa da Cultura, onde terá três dias de exposição dos patrocinadores e, também, a etapa de prova de classificação dos cafés”, destaca.

Indicação
 Na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso surgiu a indicação para que o concurso dos cafés receba o nome de Marco Aurélio Alves de Paula. Seria uma forma de homenagear aquele que foi um dos maiores incentivadores para a realização do evento e que tem um conceito sem igual no meio produtivo rural. Tanto é que a aceitação tem sido acolhida nos mais diversos segmentos. Marco Aurélio era chefe do Departamento Agropecuário da Prefeitura e deixou este plano mês passado.

Repercutiu
A matéria publicada pelo Jornal do Sudoeste, na edição de quarta-feira passada que abordou sobre a questão da possibilidade de ampliação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), instalada na Vila Santa Maria, teve repercussão da vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos. Ela comentou que a ampliação do porte da unidade se faz necessária para que possa comportar o aumento da demanda na saúde pública. Um dos motivos do crescimento foram os cancelamentos dos planos de saúde durante a pandemia, devido a crise financeira gerada. Segundo consta foram nove mil pessoas que abandonaram os planos e passaram a usar o serviço público. Outra questão foi o aumento sazonal das doenças respiratórias, justificou Cidinha. Cerize.

Visita técnica
Uma visita técnica foi anunciada para ocorrer entre terça e quarta-feira nas instalações onde funcionava a secretaria da Saúde, local onde pode ser expandido o atendimento da UPA. No entanto, o assunto não teve repercussão, ou seja, depois de anunciado, não se falou mais nada. O empenho para se melhorar a prestação do serviço na Saúde continua e novas medidas estão para serem divulgadas. As atenções estão voltadas para esta questão tanto pelo Executivo, como por parte do Legislativo.

Novo Horário
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Procuradoria Municipal do Consumidor, o Procon Municipal, informa que desde a quarta-feira, 15 de junho, o atendimento ao público acontece em novo horário. O órgão passou a atender a população no período das 11h às 16h. Caso o consumidor tenha alguma demanda de urgência, o contato também pode ser feito via www.consumidor.gov.br. O órgão tem sua sede à Rua Pimenta de Pádua, nº 1237, centro, no prédio do Casp. Dúvidas e orientações no telefone 3539-1092 (fixo e whatsapp), ou via e-mail: procon@ssparaiso.mg.gov.br.

Legislação
Em comunicado que já circula por redes sociais o Governo de Minas Gerais  informa que em respeito a legislação eleitoral vai suspender a partir de 25 de junho até o fim das eleições deste ano, a publicação de seu conteúdo noticioso. A medida também é válida para os perfis nas redes sociais e nos sites oficiais das Secretarias de Estado, órgãos, entidades, fundações e agência de notícias que compõem a estrutura do Executivo Estadual. As campanhas de utilidade pública previamente autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral serão publicadas nos perfis /governodeminasgerais no Instagram e Facebook, além de /governominas, no twitter.

Prorrogado
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai renovar automaticamente, por três meses, os laudos de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento (LME) que tenham validade até agosto de 2022. O documento é necessário para a entrega de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) nas Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado e unidades municipais descentralizadas. A renovação temporária está sendo realizada pela SES-MG em acordo a diretrizes instituídas pelo Ministério da Saúde (MS). Pelas novas regras, a renovação automática do LME é válida apenas para pacientes que já estão em tratamento, desde que não seja necessária mudança na dose, quantidade dispensada e/ou medicamento prescrito.