APC

Academia Paraisense de Cultura - Sodalicio Presencial -

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 21-06-2022 10:05 | 900
Foto: Nelson Duarte

A arte, intimamente ligada à história é a mais criativa maneira do ser humano se expressar. A Academia Paraisense de Cultura, APC, regozija-se em ser frutífero celeiro, arte-artistas nas múltiplas dimensões oportunizadas pela Música, Canto, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Visuais, Escultura, Letras.

Os Sodalícios realizados na sede da APC, com a presença de acadêmicos e ilustres convidados, comprovam nas magníficas apresentações, a arte que se espelha através de seu intenso impulso, abrindo para o mundo uma janela em crescente espiral. No dia 08 de junho a APC abriu as portas  para a reunião presencial.

Após as boas-vindas da cerimonialista, Eneida e a composição da mesa diretora, a palavra da Presidente Leila Yunes, abre oficialmente a reunião acadêmica: “Não existem problemas ambientais, e sim, sintomas  ambientais de problemas humanos”.

Executado ao piano pela Maestrina Miriam, o Hino da APC é acompanhado pelas vozes acadêmicas, precedendo a Mensagem Exordial, com autoria e leitura de Lucélia, “Festas Juninas”. Ah, fogueiras, danças, bandeirinhas!

O toque da sensibilidade na leveza do livro infantil, chega pelas mãos da autora, escritora, também poeta, Marta Sônia Dib Bicego. “A experiência maravilhosa de Luna e Teka”, ilustrações da artista visual, ilustradora aquarelista Beatriz Augusto. Ana  Beatriz canta e delicia com o carisma e a doçura de bemóis e sustenidos.

Falar e respirar arte, é o objetivo primordial do Soda-lício APC, com renomados artistas paraisenses que se dedicam ao ofício de desenvolver os impulsos marcantes de levezas e sutilezas.

A imagem é uma inspiração e convite na magnífica, recente tela, O PARAÍSO DOS CAFÉS E YPÊS-200 anos, obra da internacional artista plástica, a paraisense, Linah Biasi conhecida e reconhecida pela magnificência das pinturas reproduzidas em telas. Em breve relato somos agraciados por Linah, sobre as nuances de sua criatividade, desenvolvendo um estilo pessoal associado à refinadas fantasias!

 Gran Finale!!! Waldemar Francisco e sua homenagem à Linah é intraduzível em palavras! O gênio -arte, dentro da arte homenageando a inconteste arte e a artista que é Linah Biasi, na sensibilidade de gênio que escolheu a mão da arte para conduzi-lo na arte que vai girando espaço afora, parte da ARTE UNIVERSAL!

Delicioso bolo, quitutes e sucos encerram a memorável noite!

GRATIDÃO!!!

Texto- Dalila M. Cruvinel (Membro Efetivo da APC).