• DOS LEITORES •

Dr. Carlos Baiano

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 22-06-2022 10:20 | 2878
Carlos Baiano
Carlos Baiano Foto: Reprodução

José Carlos Almeida de Carvalho, advogado, amigo. Eterno deputado amado! Na Universidade de Alfenas, onde tudo começou no curso de Direito nos alenta lembrar, da alegria germinada surgia uma nova era no Campus de São Sebastião do Paraíso. Iniciava a trajetória acadêmica formada por alunos, exegetas das ciências jurídicas. Em clima de euforia a cidade ovacionava em massa os queridos e inesquecíveis baianos.

Povo valoroso que transbordava simpatia e magia! Nossa comunidade batizou a Universidade com a leveza inexorável de amor, unindo-se a um povo inebriado de simpatia e amizade. Juntamente com outros alunos queridos, aconteceu o grande encontro de conhecimentos, culminando uma explosão de afetos, somando culturas, com o furor intelectual de toda gente!

Refiro-me a um amigo especial, embora especialmente a eclosão de lembranças esteja laureada no todo acadêmico, como um postulado universal de memórias.

Em destaque Carlos Baiano. Onde está Carlos, que formou-se e continua impregnando em nossos corações? Há 17 anos fora do Brasil, vive em Lisboa, filiado no PSD, Partido Social Democrata, candidato a vereador na legislatura de 2021, encanta Portugal, fomentando as plagas políticas, buscando a tutela aos jurisdicionalizados e cidadãos. Próximas eleições estaduais, será candidato a deputado federal internacional europeu, sendo atualmente, vice-presidente da Associação de Apoio aos Imigrantes da CPLP.

Todos unidos, para os imigrantes e idosos da cidade de Lisboa. E não é que a máxima deputado se faz presente. Logrou êxito na carreira, assumindo a dual feição (advogado e político), assinando também a nacionalidade em outro território. Imortalizar a vida é deixar a luta dos dias imiscuir nas horas. Amigo, quisera estivesse agora nessa fração cosmopolita, para receber pessoalmente nossa homenagem.

Portanto, exaramos a sentença de gratidão por ter dedicado e amado o povo paraisense. E assim foi nossa última conversa: "Amo Paraíso; meu Brasil, igualmente Bahia e Minas Gerais, todo orgulho de ter o título de Cidadão Honorário Paraisense".

Ora, quem se condecora com tal benemérito, somos nós, amigos, professores e políticos da região, afinal, desenvolveu ações sociais indeléveis. Seguindo os lindes das tradições culturais das Congadas Paraisense, Dr. Carlos Baiano foi presidente e vice-presidente do Terno de Congo Bela Vista.

São tantos capítulos de sua história em nosso espaço, que não poderia deixar de citar suas afeições e espírito humanístico, cuja história, rendeu-lhe um filho, Carlos Henrique, do Lar Pedacinho do Céu.

Carlos Henrique foi recebido em berço familiar para adoção aos três anos de idade. O amor que Carlos Baiano nutre pelo afilhado é transcendente. Meu amigo, a sua vida compõe-se de frações de sabedoria e maturidade; ungida à peculiar forma de agir e sentir!

Deixo registrado o quão é inesquecível! Nossa terra tem por você, grande orgulho e gratidão! Quem é bom, não deixa apenas saudades, finca um legado nobre, apanágio da simplicidade!
Helena Aristoff Advincula Gonçalves