CURSO SEGURANÇA

ACISSP promove Curso de Segurança para Trabalho em Altura

Capacitação acontecerá no dia 23 de julho e será ministrada pela Lidera Saúde e Segurança do Trabalho e formará profissionais para atuação segundo normas estabelecidas na NR 35.
Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-07-2022 07:22 | 650
Foto: Reprodução

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) promoverá, em parceria com a Lidera Saúde e Segurança do Trabalho, um curso de formação de profissionais para trabalho em altura, capacitando os participantes para atuarem seguindo as normas estabelecidas na NR 35. Os trabalhadores capacitados por essa norma estão aptos a desenvolverem as suas atividades profissionais em locais altos e de difícil acesso.

A realização dessa capacitação em NR 35 surgiu devido ao grande número de acidentes registrados na cidade há cerca de 60 dias, em que profissionais de diversas áreas de atuação acabaram sofrendo quedas, sendo que um destes ocasionou óbito. Esta inclusive é uma das principais causas de acidentes na construção civil.

A princípio o curso é voltado para funcionários de empresas que trabalham em altura, como instaladores de antenas, cabos e equipamentos, e para profissionais liberais ou autônomos, como pedreiros, pintores, eletricistas, dentre outros, que, por força de sua atuação profissional, operam em locais altos.

"Estamos trazendo essa capacitação que, mais do que nunca, faz-se necessária em nossa cidade, visto as ocorrências registradas de acidente de trabalho. Acredito que assim estamos atuando na necessidade de nossos trabalhadores e dos empresários, capacitando dentro das normas estabelecidas pela NR 35 e dando segurança aos envolvidos na contratação e prestação de serviço em altura", analisou o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

O curso acontecerá no próximo dia 23 de julho na sede da ACISSP, que fica na avenida Oliveira Resende, número 1350. A capacitação terá o custo de R$ 150,00 para associados e R$ 200,00 para não associados, valores que podem ser parcelados. Para se inscrever, o interessado deve ir pessoalmente até a associação. As vagas são limitadas.

NR35
A Norma Regulamentadora 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O texto da NR 35 destaca que "considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda".

A sua certificação profissional capacita os profissionais nas técnicas, no manuseio e no uso dos equipamentos de proteção individual e de segurança para trabalhos em altura.

O treinamento busca reduzir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho, como quedas do trabalhador, quedas de ferramentas e materiais que possam atingir terceiros, além dos riscos associados a fatores alheios à própria atividade, como os fatores meteorológicos e ambientais proporcionando segurança a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com o trabalho em altura que está sendo realizado.
(ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ACISSP/CDL)