CURTAS EDIÇÃO 2628

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-07-2022 10:45 | 1625
Foto: Arquivo

Parceria
O Provedor da Santa Casa de Misericórdia em São Sebastião do Paraíso, Fernando Montans Alvarenga, juntamente com o vice-provedor, Luiz Alberto Pimenta e o superintendente do hospital, Jean Marco do Patrocínio se reuniram com representantes da Maçonaria para apresentação dos projetos desenvolvidos e possibilidade novas parcerias. Participaram integrantes das Lojas Maçônicas Fraternidade Universal; Apóstolos da Liberdade; Fraternidade Caminho e Luz e Honra Justiça e Dignidade. Além da prestação de contas com o resumo das ações que já foram realizadas abordou-se também as novas propostas que estão sendo trabalhadas pela diretoria do hospital.

Projetos
Fernando Alvarenga demonstrou que o hospital está em pleno crescimento e alguns projetos como a reestruturação do Centro Cirúrgico e aquisição de novos equipamentos e reformas. Com estas medidas a Santa Casa vai aumentar a capacidade para realizar cirurgias em melhores condições de trabalho, gerando assim maiores receitas para novos investimentos. As apresentações das propostas foram bem aceitas e estão sendo acolhidas e formalizadas as parcerias para auxiliar a Santa Casa. A iniciativa vem ao encontro com a proposta defendida de se criar e fomentar um “novo hospital”, como diz o slogan.

Pré
O vereador Vinício José Scarano Pedroso confirmou ao Jornal do Sudoeste que segue firme na sua intenção de levar seu nome para a convenção de seu partido nas próximas semanas. Ele descartou e desmentiu rumores de que poderia desistir antes de começar a campanha. Vinício justificou que nesta época e até mesmo nas vésperas e dia de eleição costumam surgir muitas notícias falsas. Na era das fake news é preciso realizar desmentidos quase que diariamente. Enquanto isso Vinício confirma que segue firme em seus propósitos.

Colo de útero
Exames de colo de útero, entre outros, poderão ser feitos nesta quinta-feira, 21 de julho em São Sebastião do Paraíso. O atendimento será pelo Instituto Plurividas, em ônibus estacionado ao lado da Prefeitura. Cadastro e atendimento a partir das 8 horas. A vinda foi viabilizada pelo vereador Antônio César Picirilo, com apoio do deputado federal Charles Evangelista e do prefeito Marcelo Morais.

Colégio eleitoral
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou há uma semana uma série de estatísticas a respeito das questões eleitorais já visando o pleito de outubro próximo. De São Sebastião do Paraíso são 51.088 eleitores aptos a votar. Conforme levantamento realizado por esta coluna 26.877 (53%) são mulheres e 24.190 (47%) são homens. Outro detalhe é que 6.450 possuem biometria e 44.638 não possuem e são identificados pelo sistema tradicional.  Nas eleições de 2018 o total de votantes no município paraisense era de 50.334 e em 2014 chegou a 49.080 eleitores. De maneira geral o eleitorado vem crescendo gradativamente no município.

O maior
Na Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo, na Vila Formosa está localizado o maior colégio eleitoral de Paraíso. São 4.724 eleitores sendo que 404 possuem biometria o que representa 8,55% do eleitorado. Outros 4.320, ou seja, 91,45% ainda não foram cadastrados no novo sistema. Também com número de votantes maior do que quatro mil pessoas estão as zonas eleitorais instaladas na Libertas Faculdades Integradas (4.471) e a E.E. Clóvis Salgado (4.410). Bem próximo a estes números está a E.E. Paula Frassinetti que concentra 3.937 eleitores.

Menores
Serra da Saudade em Minas Gerais está entre os municípios brasileiros com menor número de eleitores e segundo o TSE são 1.107 votantes, bem abaixo dos três maiores colégios eleitorais de Paraíso. Na Escola Estadual São José está localizado as zonas eleitorais de Paraíso com menor número de votantes, são 1.190, enquanto que na CMEI Carolina Mumic, antigo SESI, são 1.197, ambas maiores do que a menor cidade de mineira em número de eleitores. A título de curiosidade, no distrito de Guardinha são 1.462 eleitores lotados na E.E. Francisco Daniel, enquanto que em Termópolis são apenas 293.

Faixa etária
Quando o assunto é a faixa etária dos eleitores de Paraíso o grupo com idade 16 anos segundo o TSE são 159 votantes, sendo 69 masculino e 90 feminino. Na outra ponta entre os mais experientes no grupo com pessoas com idade com 100 ou mais anos constam 101 pessoas, sendo deste total 46 mulheres e 55 homens. A faixa etária que possui maior quantidade de pessoas votantes é a que se encontra o público entre 40 e 44 anos que reúnem 5.007 pessoas. No geral entre os paraisenses são 24.190 eleitores (47%) e 26.877 eleitoras (53%).

Nome social
Pela terceira eleição consecutiva, a Justiça Eleitoral garante que pessoas transgênero, transexuais e travestis tenham o nome social – aquele pelo qual o eleitor prefere ser designado – impresso no título de eleitor e no caderno de votação. Em todo o País existem 0,02% do eleitoral que se identifica desta forma em torno de 37.646 pessoas.  Em Paraíso são oito eleitores (as) que possuem o cadastro com esta condição. Ainda estão registrados 16.363 casados, 1.289 divorciados e 22 não informados. Na divisão foram registrados ainda 651 eleitores que se declararam separados, 32.002 solteiros e 762 viúvos.

Escolaridade
É baixo o índice de eleitores paraisenses que possui formação completa em nível superior. São apenas 3.105 pessoas o que corresponde a 6,08% do eleitorado.  As maiores fatias deste indicador estão entre as pessoas que possuem o Ensino Fundamental Incompleto 15.594 (30,52%) e Ensino Médio Incompleto 12.052 (23,59%) do eleitorado. Entre os que sabem ler e escrever são 4.508 votantes (8,82%) enquanto os que se dizem analfabetos chega a 1.857 (3,63%) do eleitorado local. Os que não informaram sobre escolaridade são 33 eleitores o que representa apenas 0,06% dos votantes. 

Partidos
Quando o assunto são os partidos políticos de acordo com os dados divulgados pelo TSE são 6.708 paraisenses que possuem filiação partidária. Dos 500 mesários existentes 268 são voluntários e 232 não voluntários. Ainda conforme a divulgação, em Paraíso estão registrados 28 siglas, número que não leva em consideração a recente fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL que juntos formam o União Brasil. Disparadamente o PSC é o que possui maior número de filiados com 2.321 registros, tendo em seguida o MDB que tem 1.391 associados. Entre os listados o PSOL é o menor com apenas dois filiados.