EXPERIÊNCIAS

Setores de Controle e Avaliação de Paraíso e Poços de Caldas trocam experiências

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 23-07-2022 16:47 | 116
 Equipe do setor de Controle e Avaliação participou de reunião em Poços de Caldas
Equipe do setor de Controle e Avaliação participou de reunião em Poços de Caldas Foto: Divulgação

Representantes da equipe do setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso estiveram nesta semana em Poços de Caldas para conhecer o trabalho e as práticas que são realizadas naquele município. O coordenador anfitrião João Carlos Naldoni Júnior sobre a importância da interação com os colegas, afirmou que o intercâmbio é muito importante. O grupo de trabalho de Paraíso foi liderado pela diretora de Saúde, Adriano Rogeri Franco.

Durante a visita dos paraisenses a Poços de Caldas foram apresentadas informações sobre os processos internos, formas de organização e assistência que são desenvolvidas. Os servidores dos dois municípios tiveram a oportunidade de realizar uma troca de experiências de como são desenvolvidos os trabalhos do setor de saúde nas duas cidades.  Também foram abordadas questões como, faturamento federal, regulação e a sua complexidade, mecanismos e formas de supervisão clínica e hospitalar, além de questões relacionadas a auditoria, controle e alimentação das bases de dados, entre outros assuntos.

Para o coordenador de Alta e Média Complexidade, de Poços de Caldas, João Carlos Naldoni Júnior a oportunidade foi avaliada como muito positiva e produtiva.  "É muito gratificante poder cooperar com colegas dos serviços de controle, avaliação e auditoria de outros municípios, é um serviço essencial e fundamental para o funcionamento do SUS em todos os seus aspectos", comenta. Ele destaca ainda que o trabalho realizado pelo departamento impacta diretamente na forma de se fazer saúde pública nos municípios.

O serviço em Poços de Caldas foi estruturado há mais de 20 anos. "Mesmo assim estamos em constante processo de transformação e modernização, sempre com o objetivo de melhorar a forma de se "fazer saúde pública" bem como aprimorar os mecanismos de controle, supervisão, auditoria e qualidade de serviços ofertados à população", enfatiza.

De Paraíso estiveram presentes a diretora de Saúde, Adriana Rogeri Franco; a gerente de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, Ana Carolina Coelho Leite Ferreira; do setor de Faturamento SIH, Letícia Barbosa Santanelli; de Faturamento SIA, Ingridy Aparecida Ferreira; de Revisão de Contas Ambulatoriais, Maik Lucarini Bueno; e de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, Talita Spósito de Oliveira.

O Setor de Controle e Avaliação é o departamento responsável pelos sistemas de informação, programação da assistência na saúde, contratos de serviços, controle financeiro de serviços relacionados. Cuida também da área de regulação (controle de consultas, exames e procedimentos), autorização de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), relacionamento com unidades de saúde próprias e rede de saúde credenciada e conveniada (inclui hospitais e entidades de terceiro setor).

Este setor também responsável pela supervisão, qualidade e auditoria de todos os serviços da rede de saúde municipal, ou seja, o Controle e Avaliação que cuida de processos inerentes à função de gestão, voltados para os aspectos quantitativos, qualitativos, físicos e financeiros das políticas de saúde.