CURTAS EDIÇÃO 2632

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 03-08-2022 11:02 | 1428
Foto: Reprodução

Partiu
O vereador Vinícius Scarano Pedroso anunciou ontem através de redes sociais sua ida à capital mineira onde participa de reunião do CIDADANIA. O partido se reúne na sexta-feira,5, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Este será o último dia do prazo para a realização da escolha e definição dos nomes de candidatos que concorrerão nas eleições em 2 de outubro. Vinício é pré-candidato a deputado federal e está na expectativa de ver seu nome referendado para a disputa. Em seguida o próximo passo será o registro da candidatura na Justiça Eleitoral.

Reinauguração
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso começou a expedir convites para a solenidade de reinauguração do prédio reformado que abriga a Escola Municipal Campos do Amaral. Trata-se do prédio escolar mais antigo da cidade, construção que é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município. A solenidade festiva está marcada para acontecer no dia 26 de agosto às 19 horas. Conforme anunciado foram investidos na recuperação do prédio da Escola Campos do Amaral algo em torno de R$ 1,8 milhão. Na reforma geral estão sendo revitalizadas as redes hidráulica e elétrica, o telhado, piso, paredes, calçada, sanitários, janelas e portas serão restauradas.

Isenção
Indicação do vereador José Luiz da Graça (Mercado Érika), foi apresentada na Câmara Municipal na sessão de segunda (1/8). A iniciativa visa possibilitar a concessão de isenção da tarifa circular para pessoas que fazem tratamento de Fisioterapia e que não possuem condições de locomoção. A proposta foi até acolhida, mas é sabido que o município tem enfrentado dificuldades em relação a manter o serviço. Foi preciso mudar toda a sistemática do sistema para garantir o funcionamento dos ônibus. Algumas categorias como idosos, aposentados e estudantes já possuem o benefício. Mudanças muito drásticas podem comprometer o atendimento.

Acompanhamento
Vereadores encaminharam ofício para a diretoria do SESC, em Belo Horizonte, no sentido de reivindicar a liberação do o acesso para que uma comissão da Câmara possa acompanhar o andamento dos trabalhos que estão sendo executados na obra. Existe o temor de que a obra possa ser fruto de propaganda política, já que o momento é de disputa eleitoral. Depois da eleição de 2020 os trabalhos ficaram praticamente paralisados e só agora ameaçam ser retomados, ainda assim gerando muita desconfiança.

Providências
O vereador Sérgio Aparecido Gomes fez pronunciamento no sentido de que o Ministério Público seja mobilizado para ajudar no enfrentamento de um problema que tem incomodado moradores do bairro João XXIII e adjacências. Não é de hoje que as reclamações só têm aumentado e já foi motivo de várias ações visita a empresas e outras iniciativas, todas elas até aqui insuficientes para dar um jeito na situação. Conforme relatos é sofrível para o cidadão que no momento da refeição ou mesmo na hora de descanso se depara com um mau cheiro insuportável e intragável. Dizem que pra respirar “naquele espaço”, até urubu tem tapado o bico.

Interrompido
No próximo final de semana o trânsito de veículos será interrompido no entorno da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Ficará comprometido o trânsito nas avenidas José Brandão de Oliveira Filho, Pedro Bueno Júnior e Vivaldo Gonçalves do Nascimento onde será realizada a primeira edição do Paraíso Motor Show evento organizado pela Acissp (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso. A iniciativa prevê a reunião de empresas ligadas a comercialização de veículos que promoverão uma espécie de feirão no local.

Trânsito
Leitor do Jornal do Sudoeste entrou em contato com a Redação para reclamar da situação do trânsito caótico registrado na região central da cidade. Um dos pontos nevrálgicos que segundo o reclamante merece atenção é na Rua Dr. Placidino Brigagão entre a esquina com a Travessa Genaro Joele até a Avenida Ângelo Calafiori. No local motoristas abusam em estacionar em local proibido principalmente em horário de pico de entrada e saída dos alunos de escolas, sem serem incomodados pela fiscalização. Protocolos de reclamação já foi feito junto aos órgãos competentes, mas até o momento providência alguma foi tomada. Fica o registro.

Banco de sangue
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, a Cidinha Cerize voltou a cobrar em nome das pessoas que fazem doação de sangue um posicionamento da administração municipal em relação ao trâmite para a implantação de uma sala de coleta no município. Assim como a implantação do IML (Instituto Médico Legal), o local para a instalação da central de coleta de sangue no município está sendo um desafio daqueles. Alguns locais já foram apresentados pelo Município para a Secretaria de Estado da Saúde, mas nenhum foi aprovado por não atenderem exigências solicitadas. Pelo jeito ainda serão necessários muitos deslocamentos a Passos e outras cidades onde o serviço já está instalado e funciona.

Procuradoria da Mulher
A Câmara Municipal de Paraíso recebeu ofício da Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitando empenho para a criação no Legislativo da cidade a Procuradoria da Mulher. Trata-se de um órgão institucional criado para zelar pela participação efetiva das deputadas no Legislativo estadual, atuando na promoção de políticas públicas e de ações educativas voltadas para as mulheres, bem como no atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher. O órgão é constituído por uma Procuradora-Geral da Mulher e uma Procuradora Adjunta da Mulher, ambas com mandatos de dois anos e designadas pelo presidente da ALMG entre as deputadas em exercício.

Editais UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA), através da Coordenadoria Geral de Processos Seletivos (Cops), publicou os editais das etapas 1 e 2 do Processo de Avaliação Seriada (PAS). De acordo com a UFLA, o período de inscrição será de 23 de agosto a 21 de setembro. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente on-line, por meio do site da UFLA. Para efetivar o cadastro, será necessário pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 120.

Benefício
Estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos nos editais. O período para os pedidos de isenção será de 15 a 22 e agosto. Os pedidos devem ser feitos no site do PAS. Para pedir o benefício, os candidatos deverão comprovar ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. Além disso, é pré-requisito ter cursado ou estar cursando o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Provas
A aplicação das provas das etapas 1 e 2 do PAS está prevista para o mês de novembro deste ano. Os locais de prova serão exclusivamente nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso. A duração da aplicação será de 4 horas e 30 minutos. De acordo com os editais, os conteúdos das provas do PAS 1 e do PAS 2 serão referentes aos assuntos abordados nos 1º e 2º anos do ensino médio, respectivamente.