CRAS NA PRAÇA

Prefeitura dá início ao projeto “CRAS na Praça”

Por: Redação | Categoria: Cidades | 03-08-2022 10:08 | 233
Projeto acontece ao longo do ano em diferentes pontos da zona urbana e rural
Projeto acontece ao longo do ano em diferentes pontos da zona urbana e rural Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciou na semana passada o projeto “CRAS na Praça”. A ação foi iniciada pela Praça da Vila Formosa.

O projeto tem o objetivo de aproximar as equipes dos CRAS das famílias em situação de vulnerabilidade social no intuito de orientá-las sobre os serviços de proteção social básica ofertados pelo Centro de Referência, especificamente pela equipe Volante, além de apresentar a existência do serviço para aquelas que desconhecem.

O projeto seguirá nas praças do município, de acordo com cronograma a seguir: 22 de agosto de 2022 das 9h às 11h – Praça do Cristo Rei; 26 de setembro de 2022 das 14h às 16h – Praça da Fonte; 17 de outubro de 2022 das 09h às 11h – Praça do Gedor Silveira.

Além da área urbana, também será realizado o atendimento na Zona Rural, de acordo com o cronograma: 24 de novembro de 2022 das 14h às 16h– CRAS em Termo polis;

5 de dezembro de 2022 das 09h às 11h – CRAS no Morro Vermelho; 12 de dezembro de 2022 das 14h às 16h – CRAS no Volpes.

O que é o CRAS?
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a assistência social. Responsável pela oferta de serviços às famílias, grupos e indivíduos, atua na prevenção de riscos e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

No Sistema Único da Assistência Social (SUAS), os serviços, programas e benefícios são organizados por níveis de proteção, a Proteção Social Básica (onde estão incluídos os Cras) e a Proteção Social Especial (onde estão incluídos os Creas).

Quais os serviços ofertados?
PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família): É desenvolvido com as famílias atendidas pelo CRAS, com o objetivo de fortalecer as relações familiares e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

É através do PAIF que o CRAS oferece apoio às famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitem de cuidados específicos, contribuindo ainda, para a convivência familiar e comunitária

Ações do PAIF
Acolhida: Um momento para conhecer as necessidades da família e os serviços ofertados no CRAS. A Acolhida é particularizada. Na unidade do CRAS Volante a acolhida ocorre todas às quintas-feiras, das 08h às 16h30.

Acompanhamento: É um processo continuado de ações com estabelecimento de compromissos entre a família e o profissional. Através dos atendimentos e acompanhamentos das famílias, o CRAS também realiza encaminhamentos para que sejam garantidos o exercício da cidadania e o acesso aos direitos das famílias e indivíduos.

SCFV: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

É organizado a partir das faixas etárias, de acordo com o ciclo de vida a fim de complementar o trabalho social com famílias e são referenciados ao CRAS. Seu objetivo é prevenir a ocorrência de situações de risco social, ampliar as trocas culturais e de vivências, para o incentivo à socialização e a convivência comunitária.

Grupos existentes:

Grupo Renascer (adultos): às terças-feiras das 8h30 às 11h. Grupo Conectados (adolescentes): às terças-feiras das 13h30 às 15h. Grupo Coragem (cuidando de quem cuida): às quartas-feiras das 8h30 às 10h.

Território de abrangência do CRAS Volante
Alto do Paraíso; Alto dos Lagos; Bairro Braz; Bairro Cristo Rei; Bairro N. Sra Aparecida; Centro; Jardim Vitória; California Garden; Conj. Hab. Rubens Rocha Gonçalves; Conj. Monsenhor Mancini; Conj. Verona; Jardim Acapulco; Jardim América; Jardim Canadá; Jardim Coimbra; Jardim Coolapa; Jardim Europa; Jardim Irmãos Bello; Jardim Mediterranee I, II e III; Jardim Ouro Verde; Jardim Planalto; Jardim Rosentina; Jardim Roveri; Jd. São José I e II; Lagoinha; Lot. D. Augusta; Paraíso do Bosque; Pq das Andorinhas; Real Grandeza; Residencial Daniela; Residencial Novo Milênio; San Genaro; Vale do Paraíso; Vila Alza; Vila Dalva; Vila Formosa; Vila Ipê; Vila Lobato; Vila Maldi; Vila Mariana; Vila Nossa Sra de Fátima; Vila Nova; Vila Operária; Vila Rosa do Carmo; Vila Santa; Izabel; Vila Santa Maria e Zona Rural.
(Secom Pref. SSP)