CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-08-2022 14:23 | 1545
Foto: Arquivo

Convidado
O médico, vice-prefeito e também presidente do Conselho Administrativo do INPAR (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Sebastião do Paraíso), Daniel Tales de Oliveira foi convidado a estar na próxima segunda-feira,15 de agosto na Câmara Municipal. O convite foi feito pelo presidente Lisandro José Monteiro, sendo que Daniel deverá fazer uma espécie de prestação de contas destes primeiros meses de seu mandato à frente da instituição. Ele já adiantou que poderão sair revelações bombásticas em relação a recursos do instituto e até dos recebedores “fantasmas” que estão sendo expurgados da repartição. 

Preocupante
Notícia que tem deixado muita gente preocupada surgiu no fim de semana com a informação de que os cursos e aulas no Câmpus Paraíso da UFLA (Universidade Federal de Lavras) podem ser paralisados e deixou muita gente de cabelo em pé. A contenção de gastos em investimentos e aplicação de recursos na Educação é a justificativa do Governo Federal. A crise atinge a todas as instituições federais que estão sofrendo com a redução das verbas orçamentárias. Além dos serviços de manutenção, também está prejudicada a continuidade das obras estruturais da universidade, na cidade. 

Combustíveis
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro voltou a cobrar um posicionamento dos donos de postos de combustíveis da cidade em relação aos preços praticados. Ele comparou os valores praticados em Paraíso, citando como absurdo em relação ao que é praticado em cidades da região como Passos e Monte Santo de Minas. Segundo Lisandro a desculpa anterior era o ICMS do estado paulista que era mais baixo. Bem ao seu estilo, indagou se Passos agora pertence a São Paulo. Mencionou ainda que o mesmo dono de posto em Passos, Monte Santo e Paraíso pratica preços diferentes sendo que em Paraíso o valor é o mais caro. Pediu ainda que todos os estabelecimentos do ramo sejam notificados sobre a questão.

Ameaça
Lisandro chegou a citar que já recebeu várias ameaças por cobrar em defesa do povo e que até sofreu uma tentativa de atropelamento outro dia quando deixou a Câmara e retornava de moto para sua casa. O presidente declarou que enquanto estiver a cadeira de vereador fará a cobrança em nome do povo. Ele criticou o posicionamento de donos de postos comparando a integrantes de duplas sertanejas. Disse que quando estiveram na Câmara estavam tão combinados em suas respostas que uma fazia a primeira e outro a segunda voz.

Censo
A Câmara Municipal está acompanhando atentamente o desenrolar da pesquisa do Censo Populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) em São Sebastião do Paraíso. A expectativa é acabar com a ‘cisma’ dos 70 mil, uma vez que estima-se que no município exista mais de 80 mil habitantes.  Detalhes sobre os procedimentos realizados e a forma como a pesquisa é desenvolvida foram detalhados da Tribuna Livre, na sessão de segunda-feira. Os paraisenses foram conclamados a saírem na porta de casa, receber os recenseadores e responderem a pesquisa contribuindo para que o levantamento apresente a realidade desejada.

Concurso
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, iniciou os preparativos para mais uma edição do concurso “Paraíso dos Cafés Finos”. de acordo com o secretário Renan Jorge Preto, as novidades trazidas para o Concurso neste ano visam fomentar ainda mais a produção de cafés especiais no município. Ele disse que a intenção é unir cada vez mais os produtores e toda a cadeia da cafeicultura da cidade. Mais do que a disputa pela primeira colocação, o Concurso é um evento de reconhecimento da importância do setor cafeeiro na história do Município, avalia.

Expectativa
Na terça-feira,9, teve início a fase de divulgação do regulamento do concurso “Paraíso dos Cafés Finos”, que acontecerá em 11 de novembro na Casa da Cultura. Os produtores rurais interessados em participar do concurso devem procurar o seu armazém de café para fazer a inscrição. O objetivo do concurso é incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés do Município como meio mais eficaz na conquista de novos mercados, agregando valor ao produto e atendendo à crescente demanda por produtos diferenciados, além de identificar os cafés de qualidade existentes nas microrregiões do Município e incentivar a participação dos cafeicultores no processo produtivo e de qualidade.

Semana do Bebê
A Secretaria Municipal de Educação, iniciou na segunda-feira, 8 de agosto, às ações da Semana Nacional do Bebê, que acontecem até o dia 13. Abrindo a semana, foi realizada a cerimônia de entrega da chave da cidade, outorgando o título de “Bebê Prefeito” à pequena Helena Yara Fuzaro Tofani, primeira recém-nascida na cidade durante as comemorações da Semana. Durante a cerimônia de nomeação, realizada na maternidade da Santa Casa de Misericórdia, o prefeito Marcelo Morais fez a entrega da chave da cidade aos pais da criança, Yara Gomes Fuzaro e Matheus Tofani, simbolizando o compromisso do Poder Público com a garantia dos direitos da criança na primeira infância.

Libras
Terminou ontem o prazo de inscrição de vagas remanescentes para a segunda turma do curso de Libras ministrado pela Escola do Legislativo na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Nesta quarta-feira, 10 de agosto, acontece a segunda aula para os participantes. As aulas são realizadas às quartas-feiras, das 15h às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal. A primeira turma teve aulas no primeiro semestre deste ano e agora os participantes já podem atuar como multiplicadores do conteúdo aprendido.

Registro
Os partidos, coligações e federações têm até a próxima segunda-feira, dia 15 de agosto para solicitar o registro de candidatas e candidatos às Eleições de 2022 perante a Justiça Eleitoral. Os pedidos de registro poderão ser feitos por transmissão eletrônica pelo CANDex, até as 8h do dia 15 de agosto, ou gravados em um pen drive, para entrega no Tribunal Eleitoral, até às 19h do mesmo dia. Até a manhã de 9 de agosto, Minas Gerais já tinha cerca de mil inscritos para os cargos de deputado federal e estadual.

Proporção
Para as eleições proporcionais, a legislação eleitoral trouxe uma novidade. O número máximo de candidatos a serem apresentados para os cargos de deputado federal e estadual, deve ser de 100% mais um do total de lugares a preencher. Em Minas Gerais, portanto, o limite é de 54 candidaturas para deputado federal e 78 para deputado estadual. A legislação anterior previa a possibilidade de serem lançados até 150% do número de lugares a preencher, para ambos os cargos, no caso de Minas Gerais. É importante ressaltar que, do total de candidaturas proporcionais efetivamente requeridas, cada partido ou federação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero.