IBGE 2022

Pesquisadores do Censo visitaram mais de 4.200 casas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 10-08-2022 10:52 | 295
Alejandra Úrsula Santos de Souza Martins
Alejandra Úrsula Santos de Souza Martins Foto: Reprodução

A pesquisa populacional do Censo promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) completa nesta quarta-feira,10, o décimo dia de execução. Em São Sebastião do Paraíso, conforme a supervisora Alejandra Úrsula Santos de Souza Martins, até na segunda-feira,8, já haviam sido visitadas mais de quatro mil residências. Com número reduzido de pesquisadores devido a desistências, pessoas convocadas estão sendo treinadas nesta semana para completar o total de 64 recenseadores que devem estar em campo realizando o levantamento até o final de outubro.

Alejandra fez uso da Tribuna Livre da Câmara quando fez um balanço das atividades da pesquisa que está sendo realizada no município. Ela contou aos vereadores que o trabalho está em andamento e destacou a importância de alertar a população para que receba os recenseadores. “O atendimento pode ser feito na porta sem necessidade do pesquisador entrar no interior da casa”, disse.

Ela ressalta que os recenseadores estão paramentados com colete, boné e crachá. “É possível e permitido que o morador cheque a identificação de quem bate a porta consultando o IBGE pela internet ou pelo telefone e confirme quem esteja ali na porta da casa”, observa a supervisora.

Alejandra enfatiza que a colaboração da pessoa que vai responder a pesquisa é de fundamental importância para que os dados apurados sejam reais e verdadeiros.

Ainda conforme a supervisora em uma semana de trabalho já foram percorridos 4.200 domicílios em Paraíso. “Tivemos 40 recusas, o que representa 1% das pessoas que não concordaram em ser entrevistadas haveremos de retornar para concluir o trabalho”, destaca.

Outra situação apontada é que do total de 64 recenseadores apenas 43 estão atuando. “Tivemos o início do curso de uma semana que está sendo ministrado para os novos pesquisadores que foram chamados e que vão iniciar o trabalho na próxima semana”, acrescenta Alejandra Martins. Todo o levantamento deverá ser concluído até 31 de outubro prazo final previsto para a conclusão do Censo.

Vereadores elogiaram o trabalho que está sendo realizado e na Câmara de Paraíso foi criada até mesmo uma comissão para acompanhar o desenvolvimento da pesquisa. A expectativa é de que o levantamento apresente um retrato fiel do número populaci-onal do município. As estimativas apresentadas nos últimos anos têm gerado reclamações e dúvidas de que estão abaixo do esperado. O último dado apresentado sobre a população do município, divulgado em 2021 apontou que havia  71.915 habitantes.

Conforme enfatizado o índice populacional é importante balizador para que sejam estabelecidas políticas públicas para o município. O volume também é fator determinante para definir instalações de empresas, empreendimentos e até órgãos públicos.

A PESQUISA
Conforme anunciado, serão aplicados dois tipos de questionário, sendo o básico, com 26 quesitos e que leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. O levantamento amostral será aleatório e não é determinado pelo pesquisador.

“Lembramos que todo o percurso feito pelo pesquisador é mapeado por GPS o que permite que as informações coletadas possam ser checadas, o que garante maior credibilidade ao trabalho”, acrescenta.

Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.