HOMENAGEM

Dona Luzia Andreolli é homenageada com a “Comenda Aldo Semenzi”

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 09-10-2022 09:22 | 1307
Foto: Joel na Balada

Em sessão solene pública em seu templo na noite de segunda (3/10), a Loja Maçônica Capitular Fraternidade Universal, de São Sebastião do Paraíso, prestou homenagem a senhora Luzia Andrioli de Menezes, outorgando-lhe a Comenda Aldo Semenzi.

Criada em 2015, esta honraria é concedida a maçons e pessoas com destacada atuação na comunidade paraisense. Admirado por sua conduta pessoal e profissional, Aldo Semenzi foi estudioso e atuante em sua vida maçônica, o que motivou a Loja Maçônica Fraternidade Universal instituir a comenda. Aldo faleceu em 2011.

O venerável da Fraternidade Universal, Henrique Carvalhaes Teixeira, ao proceder a entrega, explicou que  “são escolhidas pessoas, maçons, cidadãos e cidadãs que ensinam pela sua conduta de vida, onde podemos seguir o seu exemplo para evoluirmos nas virtudes do amor,  caridade, humildade,  honestidade e da fé em um ser supremo. Por esse motivo, homenageamos a Senhora Luzia, paraisense de ilibada conduta cristã e filantrópica e, uma pessoa de imensa sabedoria para espelharmos em nossa caminhada”, disse.

Luzia Andrioli de Mene-zes nasceu em São Sebastião do Paraiso aos 29 de novembro de 1.932. Logo cedo descobriu sua religiosidade e sua vocação de servir ao próximo. Por volta dos 13 anos era atuante na mocidade Espírita do Centro Deus Amor e Caridade. Participou de aulas de moral cristã, teatro e coral, campanhas para arrecadação de roupas e alimentos a serem destinados para pessoas carentes.

Do casamento com Procópio Ferreira de Menezes o casal teve cinco filhos e uma filha,  Jairo, Jader, jaime, Javert , Jair e Luzia, e Celeida, filha do coração. A árvore  genealógica foi crescendo. Dona Luzia tem dezessete netos, igual número de bisnetoss e uma tataraneta (a pequena Cecília).

Dona Luzia preside a “Casa Espírita Bezerra de Menezes”, que além de estudos e prática da doutrina codificada por Allan Kardec, desenvolve trabalho social com a distribuição de cestas básicas, e as tradicionais sacolinhas de Natal, em torno de 500, para crianças em situação de vulnerabilidade.

Todas as conquistas foram com muito amor e trabalho, devido ao seu empenho e seriedade sempre teve o apoio da sociedade nos seus projetos como: chás beneficentes, bazares, rifas, jantares como noite italiana entre outros.

O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes teve sua construção iniciada no início da década de 1970. Em 1998 é inaugurado o segundo andar da Instituição. Posteriormente foi edificado o prédio das Obras Sociais Bezerra de Menezes que atendia em dois outros endereços com o consultório dentário e outro na escola de informática.

Concomitante à construção da sede - os trabalhos não pararam,  vários projetos sociais foram sendo realizados como Muzenza/Capoeira para crianças e adolescentes na quadra Poliesportiva Verona, Horta Comunitária no projeto Minas sem Fome. Saúde Bucal tratamento dentário em parceria com a prefeitura nas escolas do bairro e populaçao carente, por  aproximadamente cinco anos na praça Cristo Rei, cursos de informática  básica totalmente gratuito na rua José joaquim Cardoso.

Dona Luzia atuou como voluntária no “Grupo Arco Íris” da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso por doze anos na companhia de sua irmã Nilda Andrioli Capalbo.

Luzia e Procópio eram destaques na  sociedade paraisense em várias áreas. Atuaram como voluntários  nas festas para ampliação da Escola São José no bairro Ipê, e da Creche Vinícius Scarano. Grande apoiadora de esportes incentivava os filhos e os amigos deles a participar de campeonatos de futsal. Em 1975 Luzia e seu esposo Procópio fundaram a Escola de Samba “Os Bruxos”, alegrando o carnaval da cidade por mais de 10 anos. 

Em 2014 Dona Luzia recebeu das mãos do então governador Antonio Anastasia duas comendas com que o governo mineiro condecora pessoas que se destacam em suas áreas de atuação pelo comitê da “Comenda da Paz Chico Xavier”, na cidade de Uberaba. Uma por indicação do deputado Antonio Carlos Arantes e outra pelo comitê da Paz Chico Xavier de Caratinga , uma para a  pessoa física e a outra para a Instituição Bezerra de Menezes no reconhecimento da sua obra social, por ser admirada e respeitada.

No próximo dia 29 de novembro completará 90 anos. Grande parte de sua vida dedicada em ajudar ao próximo.