201 ANOS PARAÍSO

PARAÍSO RURAL

Por: Reynaldo Formaggio | Categoria: Entretenimento | 24-10-2022 10:34 | 2678
Foto: Reynaldo Formággio

Segundo o site oficial da Prefeitura Municipal, o município de São Sebastião do Paraíso possui 822,295 Km2 de área total e cerca de 1200 quilômetros de estradas rurais. O portal informa ainda que nossa população está estimada em cerca de 71 mil habitantes.

O próximo censo, com a realização em andamento, certamente trará números mais precisos. A altitude mínima é de 894 metros, aferida na foz do Ribeirão Água Quente e a máxima, de 1183 metros de altitude em relação ao nível do mar, se situa na Serra do Chapadão. Além da sede, do distrito de Guardinha e do povoado de Termópolis, diversos bairros rurais compõem o município de São Sebastião do Paraíso.

Guardinha, Pimentas e Volpes. Faxina, Mercês e Morro Vermelho. Itaguaba, Queimada Velha e Barreiro. Estes são os nomes dos bairros segundo a divisão do mapa geoturístico do município. Dentro de cada uma dessas grandes áreas, outras comunidades também guardam parte da história dos 201 anos de fundação de nossa cidade. Possivelmente muitos deles tenham surgido ainda antes da sede em si, já que a vocação agropecuária, em especial o cultivo do café, marcaram e ainda são parte importantíssima no desenvolvimento do município. Mumbuca, Jaraguá, Viramundo. Sapé, Morro Alto, Furna. Boa Vista, Rocinha, Grotão.

Marques, Ipoméia, Serrinha. Antinha, Lagoa Preta, Varões. Ressaca, Água Limpa, Catirina. Barreiro, Barreirinho, Chapadão. Jambreiro, Fundão, Fundãozinho. Santana, Lajeado, Taboca. Bodocó, Arranca Rabo e mais uma vez, Boa Vista. Fazendas centenárias, casa grande e senzala.

Moinho d’água, pilão e monjolo. Riacho, ribeirão e corguinho. Seriema, tucano, urutu. Sobe serra, desce morro, corta caminho. Cafezinho, doces mil e boa prosa.

Se achegue, a casa é sua, pode entrar. É hora de fornear, a quitanda tá na mesa, é só se esbaldar.

Na “moda do outro”, como era bom o tempo da minha avó! Nas próximas páginas, uma pincelada de uma Paraíso que ainda tem o aroma do café torrado e o cheiro da saudade. Nossa intenção não é mapear ou precisar a fundação ou os nomes mais importantes dos bairros rurais na constituição do município.

As profundas transformações que todo o planeta atravessa, nos distancia da essência do ser humano. Mas em algum grotão, perdidos em um recanto, escondidos em uma casa velha, na labuta diária de sol a sol ou ainda, frequentando ou trabalhando em umas das quatro escolas rurais que restaram, sobrevive um modo muito particular de se viver.

Sem o cantar do carro de boi ou a ausência da luz elétrica, ainda guardam um gostinho do que era o município em idos tempos. Queremos convidá-los para celebrar de um jeito diferente os 201 anos de nossa querida São Sebastião do Paraíso. Nas próximas páginas, mergulhem na história e na memória de parte primordial da construção de nosso município e de nosso povo. Bem-vindos ao Paraíso rural!