Aconteceu quinta-feira, 27 de outubro, a comemoração do primeiro ano de atuação da ACISSP Mulher que é a câmara setorial da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso para promoção e incentivo ao empreendedorismo feminino.
No evento foram apresentados cases de sucesso, números culturais e musicais, além de homenagens às empreendedoras da cidade e terminando com uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, em especial, com a identificação e tratamento do câncer de mama.
A noite foi aberta com a palavra da diretoria da ACISSP Mulher, composta pela presidente Erica Dias Garcia, da vice-presidente Nayara Prado e da diretora Administrativa Vanessa Azevedo, que destacaram a resposta a um questionamento que sempre ouvem quando citam as atividades de uma câmara temática de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino que é: mas por quê?
E elas demonstraram a dificuldade da mulher de empreender, os desafios desiguais que ainda encontram como falta de incentivo, jornada múltipla (profissional, mãe/esposa, dona de casa), tudo isso apesar de terem mais escolaridade que os homens. O percentual total de mulheres com o ensino médio completo e o superior incompleto é 16 pontos a mais do que a mesma faixa no grupo masculino e possuem um faturamento 22% menor.
“Então, por esses e outros móvitos é que uma câmara setorial do empreendedorismo feminino é necessária e partiu essa iniciativa do meio associativo, através da ACISSP, que promove essa discussão e busca o fortalecimento do segmento. A partir das reuniões e temas que temos trabalhado poderemos, em breve, apresentar propostas de ações e até de políticas públicas, no âmbito de nosso alcance, para criarmos um ambiente mais favorável às mulheres que empreendem e geram emprego e renda em nossa cidade”, analisou a presidente da ACISSP Mulher, Erica Dias Garcia.
Durante o evento foram apresentados cases de sucesso de empresárias locais. Rosa Neves, que é psicoterapeuta e proprietária da empresa Natu Mix, falou sobre sua atuação nas áreas de sua especialização. A empresária Roberta Soares, da Casa dos Óculos e da Academia Saúde e Movimento, também falou dos desafios das empresárias em conciliar atividades profissionais e diárias, destacando a coragem e visão estratégica para levar o empreendimento a frente.
As empresárias Anésia Maria Avelar, cabeleireira e proprietária de um salão de beleza, e Terezinha Regina de Oliveira, da loja Jeito de Anjo, foram as homenageadas da noite, representando os setores de serviço e comércio, respectivamente. As duas empreendedoras são associadas há pelo menos 20 anos e participaram de diversas campanhas e ações da ACISSP, sempre atuando com entusiasmo e excelência em seus ramos de atividade.
A noite ainda contou com apresentações de danças dos estúdios Zilmah Monteiro, Leidy Ribeiro, dos balés Saltare e Flávia Junqueira. Ao final houve palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, em especial dos sintomas e cuidados para a prevenção ao câncer de mama, proferida pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. Matheus Colombaroli.
As mulheres empreendedoras que quiserem mais informações sobre a ACISSP Mulher podem entrar em contato com a associação ou acessar o site www.acissp.com.br onde elas encontram um formulário de inscrição para participarem da câmara temática. (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ACISSP/CDL)