CONGADAS 2022

Levantamento das Bandeiras em Paraíso marca a retomada da “Festa da Congada”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 04-12-2022 07:22 | 1017
Solenidade de Levantamento das Bandeiras inicia parte religiosa da festa da Congada em Paraíso
Solenidade de Levantamento das Bandeiras inicia parte religiosa da festa da Congada em Paraíso Foto: Divulgação

A solenidade de Levantamento das Bandeiras dos santos padroeiros vai marcar a retomada da Congada em São Sebastião do Paraíso.  A maior festa popular, folclórica e religiosa da cidade que acontece tradicionalmente há quase 200 anos, deixou de ser realizada nos últimos dois anos impactada pelas restrições da covid-19. Neste ano com o melhor controle da pandemia o evento volta a ocorrer trazendo novidades para as apresentações noturnas - em novo local-, mas mantém as características originais da parte religiosa que é realizada durante o dia na igreja matriz São Sebastião e no seu entorno.

O Levantamento das Bandeiras deve acontecer neste domingo,4. Inicialmente acontecerá a celebração de missa às 17 horas e em seguida o início das festividades, do lado externo da igreja. Todos os ternos deverão enviar seus representantes para erguerem bandeiras aos santos padroeiros da Congada. O evento homenageia: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santa Catarina e São Jerônimo. Desde 2019, último ano em que a festa aconteceu também foram incluídas as bandeiras em honra a Santa Isabel e São Sebastião.

No entanto, o evento deveria ocorrer em 8 de dezembro, como ocorreu por algum tempo quando também é realizada a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Devido ao entendimento de que o feriado antes decretado prejudicava o comércio local, com a alegação de que os consumidores deixavam Paraíso para fazer compras em outras cidades, o feriado foi abolido. Por isso a festividade passa a acontecer no domingo anterior ou o mais próximo a data.

Conforme Vicente de Souza Neto, o Vicente Irmão que por muitos anos é um dos responsáveis pela organização da parte religiosa da Congada, a retomada dos festejos ocorre com muitas expectativas. “Fizemos o que foi possível durante a pandemia, mas não deixamos de cumprir a devoção”, esclarece. Ele ressalta que a parte religiosa está preservada e será mantida. Na Praça Comendador José Honório, que abriga a igreja matriz São Sebastião acontecerá além do Levantamento das Bandeiras, missas, procissão para entrega das imagens dos santos padroeiros e entrega das pessoas que se vestem de rei e rainha para o cumprimento de promessas. Por último dia 31 de dezembro haverá a descida das bandeiras, encerrando a Congada de 2.022.

 

Novidades

Para este ano a novidade da festa será a mudança de local dos desfiles noturnos dos ternos de Congo e Moçambique. As apresentações que ocorriam na rua Pimenta de Pádua, paralela à Praça Comendador José Honório, serão transferidas avenida Dr. José de Oliveira Brandão, em frente a sede da Câmara Municipal. A decisão foi referendada pela maioria dos capitães e representantes dos ternos em reunião ocorrida na Prefeitura em 30 de julho deste ano.

A Prefeitura de Paraíso anunciou que será montada uma grande passarela com toda infraestrutura para os desfiles no novo local. O prefeito Marcelo Morais avalia que o evento realizado no centro da cidade não tem espaço para crescer. A proposta apresentada prevê a instalação de arquibancadas e espaços com mais conforto aos congadeiros e moçambiqueiros, além do público em geral. Será montada praça de alimentação, áreas de concentração e dispersão dos desfiles, estacionamento, instalação de banheiros químicos.

A Câmara cederá espaço em uma sala para o abrigo das imagens de santos que devem ser guardadas ao final das apresentações e também disponibilizará suas as instalações sanitárias.

Conforme anunciado a verba destinada para realização dos festejos foi estabelecida em R$ 200 mil, valor que abrange o repasse aos ternos e reinado. Com a aprovação pelos vereadores os recursos já estão sendo encaminhados diretamente aos representantes dos ternos. Posteriormente será necessária a apresentação do plano de trabalho e prestação de contas do emprego da verba.

Nesta semana foi realizada na Prefeitura mais uma reunião entre representantes da administração e dos congadeiros e moçambiqueiros. Reuniões anteriores ocorreram nos dias 23 e 25 de novembro, sendo o último encontro dia 29.

Além do detalhamento sobre o repasse dos recursos foram tratadas questões como regulamento, ordem dos desfiles noturnos entre outros detalhes. A maioria dos grupos já recebeu o auxílio financeiro para investir na compra de tecidos, enfeites, instrumentos e outras despesas relacionadas ao evento.

Novas imagens sacras foram apresentadas para a manutenção da parte religiosa da congada