Em nossa centésima entrevista à frente da coluna trazemos a história de duas jovens empreendedoras paraisenses que se uniram para criar o primeiro espaço colaborativo de São Sebastião do Paraíso. Elen Dias Garcia Gil, 33 anos, é microempreendedora. Filha de José Marques Garcia e de Lucília Dias Batista Garcia, Elen está à frente da Linda Acessórios desde 2013 e é uma das criadoras do Espaço Colaborativo Una. Livia Pimenta Marcomini, 31, também microempreendedora, é desde 2017 responsável pela Bege Moda Circular. Filha de Ednar Marcomini (Diná) e de Maria Luiza Pimenta Marcomini (Malu), Livia é a outra mente criativa do Espaço Una. O Espaço Colaborativo Una é um inovador modelo de negócio que reúne diferentes profissionais autônomos para que, somando ideias e forças, gere maior visibilidade a seus produtos e criações. Empreendedorismo e criatividade são os temas centrais deste enriquecedor bate papo.
O que é o Espaço Colaborativo UNA?
É o primeiro espaço colaborativo de Paraíso e região. Reunimos várias pequenas empreendedoras de diferentes segmentos (acessórios, roupas, artesanatos, comidinhas…) em um só lugar, para promover seus negócios!
Como surgiu a ideia de criar o UNA?
A ideia surgiu em fevereiro de 2020. Nossas lojas eram somente on-line e sentimos a necessidade de ter um espaço físico que nos possibilitasse atender nossos clientes com produtos à pronta entrega no período do carnaval. Então convidamos empreendedoras de diferentes ramos e realizamos um final de semana de atendimento que superou nossas expectativas! Sendo assim, o que seria somente um encontro de pequenas empreendedoras num final de semana, se tornou o “Espaço UNA”. Desde então sempre procuramos estudar e aprender mais sobre o modelo de negócio, para levar sempre o melhor para nossas clientes e parceiras.
Qual a trajetória de vocês como empreendedoras?
Elen: sou empreendedora desde 2013 com a Linda Acessórios. Ambas sempre tivemos muita afinidade com o empreendedorismo e vivemos trocando figurinhas relacionadas ao assunto.
Lívia: comecei a me aventurar no universo do empreendedorismo em 2017, com a Bege Moda Circular no setor de second hand (“segunda mão”, explora a revenda e curadoria de roupas usadas e seminovas).
Como é realizada a organização do Espaço UNA?
Somos responsáveis por toda a organização do evento e fazemos tudo sozinhas, desde a limpeza até as partes mais burocráticas. Em relação à parte financeira, não temos apoio ou patrocínio de ninguém, os gastos que o UNA tem são pagos por todas as empreendedoras participantes da edição. Não temos lucros com a organização por exemplo, nem ganhamos comissão de vendas das participantes, esse é um diferencial no nosso espaço, pois na grande maioria, é cobrado ou comissão de vendas, do local, a montagem, o stand e afins… Realizamos o UNA com intuito de apoiar as pequenas empreendedoras. Nosso propósito é conectar pessoas, compartilhar conhecimento, gerar oportunidade de negócios, praticar a sororidade e buscar a equidade.
O que o Espaço Una está preparando para este final de ano?
Até amanhã, dia 18 de dezembro, estaremos na Mostra Ipê que acontece no Mercadão Municipal na cidade de Passos, a partir das 10h. Estarão presentes conosco a Linda Acessórios, Bege Moda Circular, Cantinho Criativo Macramê e Ateliê Decoração e Arte. E entre os dias 20 e 24, aqui em São Sebastião do Paraíso, no Espaço Una localizado à Rua Tenente José Albino, 52, no centro da cidade. Dia 20 das 15h às 19h, de 21 a 23 das 11h às 20h e no dia 24 das 9h30 às 15h. Além das participantes presentes em Passos também estarão conosco a Santorini e a Boutique do Queijo. Todos estão convidados!
Como empreendedoras, acham importante traçar planos e metas? Onde vocês pretendem chegar?
Sim, acreditamos muito no poder de colocar no papel os planos e metas, pois assim temos mais claro o que queremos, para buscar o que almejamos. Como dissemos anteriormente, atualmente realizamos as ações do Espaço Una sem nenhum patrocínio, nenhuma ajuda. É nós por nós mesmas e as despesas são divididas com as participantes de cada edição. Nossa vontade é ver o projeto grande, rodar a região e conseguir mone-tizar esse espaço colaborativo que tanto agrega a nós organizadoras, às participantes e também à sociedade.
O que as inspiram?
Lívia: Acredito que a minha inspiração vem de diversas fontes… uma delas é saber que a cada dia aprendo e enfrento algo novo, tanto para a vida profissional quanto pessoal, monotonia não existe por aqui, e eu acho isso incrível! Outras fontes de inspiração são algumas empreendedoras que acompanho nas redes sociais, entre elas as irmãs Alcântara.
Elen: O que me inspira é acreditar que todos os dias posso aprender e fazer algo que agregue valor em minha vida e às pessoas que estão ao meu redor. É não ter medo do novo e não perder a força de vontade! Gosto muito desse texto do Augusto Cury, resume bem minha visão sobre o empreendedorismo: “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória”.