A festa da Congada foi retomada em São Sebastião do Paraíso depois de dois anos sem apresentações dos ternos devido as restrições severas do período de pandemia. Na estreia da nova passarela do congo, o evento foi realizado com sucesso, mesmo debaixo de chuva. O prefeito Marcelo Morais comemorou o resultado do investimento – superior a R$ 200 mil em toda a infraestrutura - reafirmando que a mudança vai contribuir para o crescimento da festa que vai colocar a cidade entre as melhores neste tipo de evento.
Depois de dois anos de expectativas e de espera para a chegada da Congada no fim de ano, finalmente a festa voltou a ser realizada em São Sebastião do Paraíso. A cidade que tem neste evento a representação da cultura, o sincretismo religioso, o folclore e a tradição de quase 200 anos em apresentações de congadeiros e moçambiqueiros retomou a batida da caixa, o repique do bandeiro e tamborim junto com o toque da sanfona e demais instrumentos. Ritmos, sons e cores novamente puderam ser vistos em desfiles pelas ruas da cidade.
A retomada da festa ocorreu com uma mudança profunda que está sendo experimentada e que inicialmente dividiu opiniões, em relação a alteração de lugar para os desfiles noturnos. O desafio foi lançado ainda no meio do ano e encontrou resistência dos que eram a favor da manutenção das apresentações nos arredores da Praça Comendador José Honório (Matriz), no centro da cidade. A tradição, a proximidade da igreja foram as alegações apresentadas e que acabaram sendo superadas.
O prefeito Marcelo Morais desde o início, quando propôs o novo local, na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão, sustentou que a mudança seria para o melhor da festa, visando o seu crescimento. Dirigentes e representantes dos ternos foram convencidos e concordaram em fazer os desfiles noturnos no novo local proposto. Mesmo não sendo unanimidade prevaleceu a decisão da maioria e a alteração do espaço foi confirmada.
Com o passar do tempo foram aumentando as expectativas e com os processos em andamento os novos fatos foram tomando forma. A verba destinada para a organização da festa e toda a sua infraestrutura foi a maior de todos os tempos, ultrapassando a casa dos R$ 200 mil.
Nas últimas semanas a passarela começou a ganhar forma com a montagem das arquibancadas, praça de alimentação e cobertura com tendas entre outros detalhes como equipamentos de iluminação e aparelhagem de som. Faltava mesmo o desfile acontecer para que fosse tirada a prova a respeito da mudança, se daria certo ou não.
Ainda horas antes da realização das apresentações a Prefeitura anunciou a implantação de duas linhas especiais do transporte coletivo para facilitar o acesso da população ao local dos desfiles.
Para os integrantes dos ternos de congo e moçambique que participam da missa às 18 horas, parte integrante do aspecto religioso da Congada, também foram disponibilizados dois ônibus para os deslocamentos da Matriz até às imediações do novo fórum onde foi montada a passarela.
Aprovado
Nem mesmo a chuva registrada durante toda a noite em Paraíso foi capaz de atrapalhar a inauguração da nova passarela da Congada. “Ficou muito bom, a área é toda coberta para o público e para a apresentação dos ternos, ficou muito bom”, comentou o aposentado José Geraldo Bernar-dino, 67, morador do bairro São Judas. Ele disse que sempre acompanhou a festa e gostou do novo local.
De outro extremo da cidade, a dona de casa Maria Aparecida Silvério, afirma que mesmo distante de casa, “a condição é melhor do que não ter festa”. “Sou apaixonada pela Congada, dei o meu jeito de vir e fiquei sabendo que tem a circular rodando até aqui, não vou perder uma noite”, comenta. Sobre o lugar ela elogiou a estrutura. “Ficou grande aqui, tem espaço para todos sentarem, tem cobertura da chuva, não tem do que reclamar estão de parabéns anunciou”.
Quem veio de outra cidade gostou das novas instalações. “Sou de Paraíso e sempre que posso venho visitar meus familiares e participo vendo os ternos. Isso aqui ficou muito bom. Acredito que ainda vai melhorar mais, as pessoas que gostam vão se acostumar tenho certeza”, diz o vendedor Antônio Pedro Santos, que reside em Campinas (SP). Ele opina que assim como a cidade está crescendo a festa também precisa crescer. “Mesmo que nem todas as pessoas concordem, acredito que será uma mudança para melhor”, comenta.
O prefeito Marcelo Morais fez uma espécie de desabafo após a primeira noite de apresentações e com o resultado positivo alcançado já na primeira noite de festa no novo local. Ele declarou que foram meses intensos, reuniões e muitos preparativos até chegar o período dos desfiles e de festa. “Neste primeiro dia a sensação de já termos feito a maior festa da Congada em Paraiso já está no ar. Estrutura fantástica, organização impecável, ternos organizados, público satisfeito”, comentou.
Marcelo ressalta que há espaço para melhorias. “Desde uma marcação no asfalto até o posicionamento das caixas de som, literalmente pensamos em tudo, até no transporte do reinado e dos ternos após a missa. Mas mesmo assim sabemos que ainda tem o que melhorar, mas que ficou claro que com a quantidade de chuva que caiu no primeiro dia fica evidente que a estrutura e a logística funcionaram”, observa.
Já nos primeiros momentos a sensação é de alívio e de satisfação pelos resultados alcançados e respostas positivas obtidas. Espero que quem lá esteve trabalhando, dançando, rezando e assistindo tenham gostado, porque temos consciência tranquila de que o melhor está sendo feio e que poderemos fazer melhor a cada dia. Fica o meu registro e satisfação como prefeito em ver de cada 10 pessoas, oito elogiarem a festa. Agradeço a todos que nos ajudaram que tudo isso pudesse ter acontecido. Espero que tenham gostado”, completa.
Conforme Morais, “por tudo o que as pessoas passaram na pandemia, será a festa mais emocionante que já aconteceu, tendo em vista as perdas que tivemos de personagens importantes do nosso congado.
Queremos que todos que irão prestigiar o evento, até o dia 30 de dezembro, sintam-se num ambiente agradável e acolhedor. Queremos fazer uma festa diferente do que já foi e que todos se sintam felizes com o resultado, principalmente depois desses dois anos de paralisação”, finaliza o prefeito.