CURTAS EDIÇÃO 2761

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-11-2023 05:10 | 1462
Foto: Arquivo

Dúvida
Autoria do Executivo Municipal, tramita na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso projeto de lei que dispõe sobre a transferência da concessão e pagamento dos benefícios temporários, pagos pelo INPAR, Instituto de Previdência do Município, ao Executivo, Legislativo e autarquias municipais. Ao ser analisada a atual lei que rege o assunto, suscitou-se dúvida quanto a definição daquele servidor que faz jus ao benefício do salário família, ativo e inativo. 

Escola de Música
O vereador Vinício Scarano propôs que a Escola de Educação Musical recentemente inaugurada pelo Município à rua Tiradentes, seja denominada de “Professora Renata Gomes”, em homenagem a musicista e professora de música. O projeto de lei teve parecer favorável da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e está previsto que vá a plenário para aprovação na sessão desta segunda-feira (6/11). 

Minguado
O prefeito Marcelo Morais em entrevista à Rádio Massa disse que por conta da redução de recursos recebidos através do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, a Prefeitura poderia enfrentar dificuldades financeiras já em novembro para saldar compromissos com funcionários e fornecedores, por conta dos “cobres” terem minguado. O presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças ouvia a entrevista e enviou mensagem para a emissora, assegurando que Marcelo teria o socorro da Câmara.

Cabeceou
Marcelo levantou a bola, e José Luiz cabeceou. A encomenda chegou mais rápida que o pedido, e nesta terça-feira dia 7, conforme divulgado pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, aquela Casa fará entrega de R$ 700 mil à Prefeitura, sobras de duodécimos que mensalmente o município, por lei, deve passar à Câmara.

Sexta vez
Sérgio Magalhães, colunista que escreve semanalmente para o Jornal do Sudoeste sobre Automobilismo, desde sexta-feira está em São Paulo no Autódromo de Interlagos, onde pela sexta vez fará cobertura do GP de São Paulo de Fórmula 1. Ano passado o Jornal do Sudoeste era o único jornal mineiro credenciado na Sala de Imprensa em Interlagos. O “JS” se sente lisonjeado em tê-lo como colaborador. Serginho sabe tudo e um pouco mais sobre automobilismo.

Monumento Nacional
O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido por essa produção nos séculos 19 e 20, foram declarados monumento nacional. A lei 14.718/2023 publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, torna a Rota do Café o 14º lugar no país a receber o título. São Sebastião do Paraíso está entre os municípios que integram a rota. Com a medida, parte da história do café passa a ser um dos monumentos que preservam o patrimônio cultural brasileiro, ao lado de outros 13 lugares, como Porto Seguro, na Bahia; Ouro Preto, em Minas Gerais e o Monumento Nacional ao Imigrante, no Rio Grande do Sul.

Orelhas em pé
Com a chegada do período chuvoso a preocupação em Paraíso é com a volta de casos de dengue, que aliás têm sido confirmados, embora equipes da Prefeitura tenham feito sua parte no combate ao mosquito. Áreas que acumulam água, sendo “prato cheio” para a proliferação de mosquitos, são vistas pela área central e bairros. E a Prefeitura precisa fazer também o dever de casa, procedendo limpeza em logradouros que se encontram com vegetação grande, e materiais que são descartados por pessoas que ainda não se conscientizaram que lixo tem que ir para o lixo.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há 88 anos (4 de novembro de 1935) abriram-se as portas do primeiro Cine Teatro São Sebastião em São Sebastião do Paraíso para ajudar a contar a história da Sétima Arte na cidade. Em sua edição comemorativa ao 9.º aniversário, publicada em 1943, o Jornal “O Liberal” destacou o 8.º aniversário do cine São Sebastião, fundado pela Empresa Eichemberger Filho, em substituição ao antigo Cine São Carlos. (Com informações contidas no livro Efemérides Paraisenses).