GUAXUPÉ PARADA LGBTQIPN+

Guaxupé vai ter pela primeira vez Parada LGBTQIPN+

Por: . | Categoria: Cidades | 09-11-2023 13:34 | 1354
Foto: Divulgação

Depois de muita especulação e até uma tentativa de impedir sua realização, o Movimento LGBTQIPN+ de Guaxupé vai apresentar neste domingo, dia 12, sua primeira parada com início às 13h. O evento que vai acontecer no Coreto Kaled Cury terá apresentações de diversos DJ´s e Drag Queens.

Ainda durante as apresentações artísticas receberão homenagens pessoas que inspiram e contribuíram para a realização do evento sendo nomeados na “Corte”, como Padrinho, Madrinha, Diva, Musa, Princesa, Rainha e Rei. Também serão homenageados com o Troféu Diversidade, personalidades que defendem e apoiam a causa, como empresários, ativistas, médica, e representantes do movimento em outras cidades.

Com apoio da Prefeitura de Guaxupé, através do prefeito Heber Hamilton Quintela, o Movimento LGBTQIPN+ solicitou a interdição de parte da Avenida Conde Ribeiro do Valle, no entorno do Coreto, para que o espaço fique livre para todos que forem prestigiar o evento. Também foram contratados seguranças, serão instalados banheiros químicos, haverá praça de alimentação, tudo para que a Parada seja um momento também de diversão segura.

Entre os participantes de outras cidades que estarão no domingo em Guaxupé, estará um dos diretores da maior parada do mundo que é a Parada LGBTQIAPN+ de São Paulo, Elvis Stronger, e Rafael Freire, prefeito de Alpinópolis, eleito aos 27 anos e o mais jovem do Sul e Sudoeste de Minas. É o primeiro prefeito assumidamente gay dessas duas regiões que também ocupa o cargo de vice-presidente da AMEG (Associação dos Municípios do Sudoeste) e Secretário da Mesa Diretora da Alago (Associação dos Municípios no entorno do Lago De Furnas).

PREPARAÇÃO
O fundador do Movimento LGBTQIPN+ de Guaxupé é Giovane de Oliveira Francisco, 29 anos, que mora há seis anos com Welinton Antônio Silva, e têm um empreendimento juntos.

Em entrevista, Giovane disse que a ideia de realizar a parada sempre existiu mas por ser uma cidade ‘pequena’, ele com pouca idade e com medo da reação das pessoas, acabou desistindo.

Nesse tempo, começou a participar de várias paradas na região para conhecer de perto os bastidores das organizações.  

“Agora em 2023 quando lancei a ideia da parada fiquei surpreso com a quantidade de apoio que recebi”, comentou Giovane que continuou: “Nosso sonho era fazer igual as capitais, com um trio-elétrico percorrendo as ruas e uma alegria só. Mas infelizmente não vai ser dessa vez que poderíamos desfilar pelas ruas, mas ano que vem vamos fazer de tudo para ser a PA-RA-DA”. Ele disse ainda que contou com o apoio pessoal do prefeito Heber, equipe da Secretaria de Cultura e da Saúde. “As dificuldades das pessoas trans estão aí para todos verem. Não tem como fechar mais os olhos para este público e suas necessidades. E é pra isso que o Movimento LGBTQIPN+ de Guaxupé vai fazer...defender nossa classe”.

FESTAS PRÉ E PÓS-PARADA
Na véspera da 1ª Parada LGBTQIPN+ de Guaxupé haverá uma festa na sede da Nova Floresta com apresentações musicais e artísticas que será repetida no domingo, depois das 22h. Por ser limitado, os ingressos estão sendo vendidos online e pode ser comprado pelo whatsapp 3599709-0867 e com pagamento via Pix Chave CNPJ 51299756000114, lembrando que é proibida a entrada de menores.

Acompanhe toda programação no Instagram https://www.instagram.com/gxp.movi.lgbtqia/?igshid=YWg1enJ3MHdiZ2py