No último final de semana, a atleta de São Sebastião do Paraíso, Samara Sudário, foi um dos grandes destaques na disputa do 3º Troféu de Natação José Roberto de Biagi, em Ribeirão Preto (SP), subindo ao pódio cinco vezes e confirmando seus índices para disputar o Campeonato Paulista na categoria até 13 anos.
Samara conquistou as medalhas de prata nos 200 metros medley e nos 100 metros borboleta, além de três ouros: nos 100 metros livres e nos 100 e 200 metros peito – nesta última prova, inclusive, a jovem paraisense atingiu o tempo 3 minutos, 06 segundos e 72 centésimos, cravando a quarta melhor marca do Brasil na categoria em piscina curta e obtendo índice para o campeonato nacional.
Silmara Queiroz, treinadora de Samara desde as primeiras braçadas da jovem nas piscinas, comemora as conquistas recentes de Samara e acredita que a atleta tem grandes chances de obter uma boa colocação no Campeonato Paulista, que disputará pela equipe da UNAERP/RECRA, de Ribeirão Preto.
Ao todo, a paraisense possui três índices para o Campeonato Brasileiro e quatro para o Paulista, todos na categoria Infantil I, para nadadoras nascidas no ano de 2011. A jovem afirma que tem treinado forte para chegar às competições, principalmente ao estadual, em boa forma física e psicológica, para que tenha chances de brigar por medalhas. “Sabemos que o top 10 é muito forte e todo mês acontece uma alternância nas posições. No Campeonato Paulista, as provas são disputadas braçada a braçada e esse é o meu foco no momento”, afirma.
Além das conquistas individuais, Samara Sudário também foi campeã por equipes do Troféu de Natação José Roberto de Biagi. A Federação Aquática Paulista, faz homenagem há três anos para Biagi, que por mais de 30 anos foi técnico de natação da Sociedade Esportiva Recreativa e de Esportes, sendo um dos melhores do Brasil, conquistando vários campeonatos Paulista e Brasileiro.