Uma multidão tomou conta de toda a extensão da Avenida Dr. José de Oliveira Brandão, e ruas adjacentes no Jardim Mediterranée, para assistir à apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, em São Sebastião do Paraíso., nesta sexta-feira (3).
A apresentação se iniciou às 16h00 e conforme previsto, foram 35 minutos de muita emoção para o público. Conforme disse o prefeito Marcelo Morais, o evento finaliza a semana de comemorações alusivas ao Dia do Trabalho. A última apresentação da Esquadrilha em Paraíso foi em 2005.
O Esquadrão realiza suas apresentações com sete aeronaves A-29 Super Tucano, fabricação nacional (Embraer), os mesmos que fazem a defesa das fronteiras do país. A demonstração aérea conta com certa de 50 manobras.
A pedido do prefeito Marcelo Morais e do vereador Marcos Antônio Vitorino (Marcão), a vinda do Esquadrão foi viabilizada pelo deputado federal, Marcelo Álvaro Antônio, que assistiu o evento.
Ao Jornal do Sudoeste o vereador Marcos Antônio Vitorino (Marcão) disse que em 2021 ele iniciou contatos buscando viabilizar a vinda do Esquadrão. “Em 2023 a gente quase conseguiu e somente não se viabilizou por conta de contenção de gasto da Aeronáutica, e perdemos a chance de se apresentarem no aniversário da cidade”, disse.
A mudança de local da apresentação, para o espaço na região da Câmara Municipal segundo informações, em parte foi para evitar o deslocamento das pessoas pela rodovia até o Aeroporto Joaquim Montans Júnior, de modo a evitar-se congestionamentos e trânsito perigoso.
Sobre ser numa tarde de sexta-feira, dia de expediente normal na cidade, o prefeito Marcelo disse ter aceito que viessem porque esta era a data disponível na agenda da Esquadrilha, e o município não poderia perder a oportunidade de rever uma dos mais conceituados esquadrões de demonstração aérea do mundo.