Visita
O vereador presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças (Mercado Érika), agradeceu a visita à sessão ordinária de segunda-feira, dia 26, de atendidos pela APAE e profissionais daquela benemérita instituição. Na quarta-feira passada, 21, teve início comemorações alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e o evento consta de passeios, atividades e ações para divulgar e conscientizar a comunidade sobre a necessidade de participação e de política pública para promover a inclusão.
Mais espaços
José Luiz teceu comentários sobre á área de profissionais que compõem a APAE, a agradeceu “pelo belo trabalho que desenvolvem. Sabemos que gostariam de fazer muito mais, mas às vezes faltam recursos suficientes”, disse, ao almejar “conquistem mais espaços e o que for necessário para oferecer mais conforto e comodidade a todos”.
Precisa de apoio
“Não tem como a gente não ressaltar a importância da APAE em São Sebastião do Paraíso”, disse a vereadora Cidinha Cerize. “Atendimento multidisciplinar, e sabemos que há pacientes cada vez mais chegando. Instituição séria, comprometida, transparente, que utiliza bem os recursos que chegam. É instituição que realmente precisa de apoios financeiros, do município, estadual e federal”, afirmou.
Exemplo de cidadania
O vereador Lisandro Monteiro disse que teve a honra de propor título de Cidadão Benemérito Paraisense a Ailtinho, carinhosamente chamado Iltinho, um dos alunos mais velhos na APAE de Paraíso. Disse que o homenageado e sua mãe deram exemplo de cidadania recentemente. Explicou que Iltinho era aposentado com um salário mínimo, e sua mãe abriu mãe deste benefício e o colocou para trabalhar, recebendo meio salário mínimo. Exemplo de dignidade, de cidadania, disse Lisandro. “Que Deus ilumine cada um de vocês”, disse.
Fazendo comício
Sobre incêndios que assolaram Paraíso e vários municípios paulistas dentre outras regiões nos últimos dias, o vereador Marcos Vitorino (Marcão) e houve muita destruição, pessoas em pânico, animais queimados, e pessoas “preocupadas com outras coisas”. Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, fazendo comício, é revoltante, disse Marcão. Ele solicitou envio de ofício ao governador Romeu Zema, para que o próximo ano tenha um “plano de ação”. Não vai acabar, mas temos que combater, salientou.
Algo parecido
Vereador Vinício Scarano concordou com Marcão que incêndios têm se repetido anualmente, mas as proporções estão cada vez mais piores. Acredito que muitos paraisenses não tinham visto algo parecido com o que ocorreu neste final de semana, e àquela chuva negra há alguns anos. Hoje, são ciclos que acontecem cada vez mais frequentes. Precisamos dar mais atenção para isso, não apenas agentes políticos, mas a sociedade como um todo.
Nem uma vez
Vinício pontuou que em termos de município, foi aprovada lei que assegura desconto no IPTU para todos que fizeram algo em suas residências, comércio, seu empreendimento, que seja bom para o meio ambiente, como captação de água, permeabilidade de solo, energia solar, fotovoltaica, fazem jus ao desconto. Nunca ouvi a Prefeitura falar uma vez, sobre esta lei já sancionada. É algo importante para o município, e não precisa dizer quem é o autor da lei. Foi triste o que aconteceu e ainda temos muito a fazer, disse.
Aborrecido
O envio de ofício para a Concessionária Nascentes das Gerais e para o prefeito Marcelo Morais foi solicitado pelo vereador Juliano Reis, Biju, solicitando providências para sanar o que adjetivou de “descaso”, quanto às passarelas interligando os bairros São Pedro para o João XXIII e também serve de acesso para o bairro São Francisco. “O que era para prover segurança para a população, não oferece nenhuma. Escura, e postes ao redor apagados não é de hoje. Pessoas fazem a travessia correndo risco. O que mais deixa aborrecido é a falta de empatia da Concessionária com as pessoas”, disse Biju.
Vai refletir
“Temos o trevão da vergonha, a passarela das trevas, e viadutos do caos, uma pouca vergonha, uma tristeza, e sempre vai refletir em pessoas que moram na periferia. Lidamos com falta d’água, pela estatal Copasa, e nada justifica a falta de estrutura, de investimentos, visto o tanto de dinheiro que arrancam do povo paraisense”, completou Biju ao criticar deputados que são majoritários em Paraíso, mas sem mencionar os nomes.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 28 de agosto de 1871 houve a instalação da sede do município paraisense, sob presidência do Capitão José Aureliano de Paiva Coutinho, secretaraiado pelo Major João Batista Teixeira, na presença dos vereadores João Cândido Marques Alkimin, Eugênio Ribeiro Leite, José Bento Soares, Emigdio Pimenta Neves e Antonio Joaquim da Costa. (Do livro “Efemérides Paraisenses)