Mais uma vítima
Morador no bairro São Judas Tadeu postou em redes sociais reivindicação para que a Prefeitura a colocação de mais quebra-molas, obstáculos principalmente em vias de maior movimento. Citou que as ruas Rui Barbosa e São Judas “depois de colocado o asfalto estarão parecendo pistas de Fórmula 1. Motoqueiros e carros voando, e pedestres correndo risco de serem atropelados. Disse que nesta semana houve mais uma vítima “em frente a quadra”. A gente pede, pede para nossos representantes, mas infelizmente não somos atendidos, afirmou.
A desejar
Usuários dos serviços da VIVO em São Sebastião do Paraíso tem reclamado da qualidade do serviço prestado pela empresa. Telefones fixos são os que apresentam maior número de queixas por não completarem ligações, emitindo mensagens como se não existisse o número pretendido. A telefonia celular de igual maneira tem deixado a desejar ficando “fora do ar”.
Votação
Está em pauta da reunião ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para a primeira, e é bem possível que algum nobre edil peça dispensa de interstício para que seja também votado em segunda votação, projeto de lei autoria do Executivo municipal que revoga concessão de direito real de uso de imóveis de propriedade do município a um considerável número de empresas e microempreendedores. É a esperada “passada de régua”, para os imóveis retornarem ao município.
O mais votado
Em entrevista que o “JS” publica nesta edição, o vereador mais bem votado Paulo César de Souza (Tatuzinho) que obteve 1.745 votos, disse que volta com a certeza de que continuou fazendo seu trabalho nos quatro anos que esteve sem mandato. “A prova disso foi a votação expressiva e o reconhecimento da população, disse. Tatuzinho exerceu mandato entre 2017 e 2020 e candidatou-se a vice-prefeito na chapa encabeçada por Gender Brigagão.
“Democracia”
Reeleito com expressivos 1.244 votos, Luiz Benedito de Paula, também entrevistado nesta edição, comentou sobre mudanças havidas nas eleições que possivelmente terão reflexos na próxima legislatura da Câmara em Paraíso. Sobre três eleitos para primeiro mandato, Luiz de Paula opina que reflete o exercício da democracia. “Isso mostra que o povo coloca e o povo retira. O eleitor elege o político digitando o número dele, e, nas próximas eleições pode escolher outro candidato, se desejar mudança”.
Entrada maior
Desde sexta, 1.º/11, mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão que pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. A CEF aumentou as restrições para a concessão de crédito pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que financia imóveis com recursos da caderneta de poupança.
De 20% para 30%
Para quem financiar pelo sistema de amortização constante (SAC), em que a prestação cai ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. A Caixa só liberará o crédito a quem não tiver outro financiamento habitacional ativo com o banco.
Saques
O aperto na concessão de crédito habitacional decorre do maior volume de saques na caderneta de poupança e das maiores restrições para as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), aprovado no início do ano. Caso não limitasse o crédito, a Caixa teria de aumentar os juros.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 3 de novembro de 1941 João Pio de Figueiredo Westin recebe o título de comendador, concedido pelo papa Pio XII. A solenidade de entrega da honraria realizou-se na Matriz de São Sebastião, presidida pelo bispo diocesano de Guaxupé, Dom Hugo Bressani de Araújo. Após a cerimônia houve banquete no salão do Centro Católico da paróquia.