O Sicredi, em parceria com o BNDES, está ofertando aos produtores rurais a linha de crédito Pronaf Bioecono-mia, que permite o financiamento de sistemas e tecnologias sustentáveis para a geração de energia limpa, como energia solar, energia eólica, obras de armazenamento de água e de irrigação, além de proteção e recuperação de solos. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento rural por meio de práticas agroecológicas e inovação no campo, aumentando a renda familiar dos produtores rurais.
“Um dos itens passíveis de financiamento na linha Pronaf Bioeconomia é o investimento em energia solar, que permite uma redução de até 95% na conta de luz. Além disso, a instalação dos painéis solares pode aumentar o valor da propriedade em até 10%, e o investimento pode ser recuperado em até seis anos. Outro benefício é a sustentabilidade, pois trata-se de uma energia renovável e limpa. A instalação é simples, requer manutenção mínima e tem durabilidade de mais de 25 anos”, explica Regis Bruxel, assessor de Negócios Agro da Sicredi das Culturas RS/MG.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram uma alta de 63% na instalação de sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais. Em 2022, 70,2 mil sistemas de energia solar foram instalados nesses locais, frente a 42,9 mil em 2021. Os associados da Sicredi das Culturas RS/MG que desejam fazer o investimento em energia solar podem procurar suas agências para mais informações em relação ao financiamento. Fabiana do Prado Sánchez