POLEPOSITION

Las Vegas pode ser a corrida do título

Depois da vitória magistral em Interlagos, Max Verstappen pode garantir o tetracampeonato nesta madrugada se sair com 60 pontos a mais que Lando Norris
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 23-11-2024 04:59 | 221
A iluminada Las Vegas noturna pode ser o palco do tetracampeonato de Max Verstappen
A iluminada Las Vegas noturna pode ser o palco do tetracampeonato de Max Verstappen Foto: F1

A F1 entra na reta final da temporada com o GP de Las Vegas abrindo a última série de três corridas seguidas pelos próximos finais de semana consecutivos. O campeonato pode terminar nesta madrugada, em Las Vegas, se Max Verstappen sair com 60 pontos de vantagem sobre Lando Norris, da McLaren. No momento a diferença está em 62 pontos a favor do holandês da Red Bull que colocou uma mão no título depois de vencer de forma magistral o GP de São Paulo no começo do mês debaixo de muita chuva em Interlagos.

O Las Vegas Strip Circuit estreou no ano passado e cumpriu o propósito de se tornar a prova mais badalada do calendário. O Grande Prêmio de Las Vegas é o único evento promovido pela própria F1 através da Liberty Media detentora dos direitos comerciais da categoria que gastou meio bilhão de dólares na compra do terreno onde foi erguido os boxes, paddock e parte do circuito urbano. E por mais que houvesse tanto dinheiro envolvido, detalhes simples como tampas de bueiro causaram transtornos logo na inauguração da pista com sérios danos na Ferrari de Carlos Sainz ao passar sobre uma dessas tampas, e atrasos na programação do evento. Mas quando as luzes vermelhas se apagaram na noite de sábado, a corrida foi boa, uma das melhores da monótona temporada passada em que Verstappen venceu 19 das 22 corridas do campeonato.

O traçado da pista de Las Vegas é o segundo mais extenso do calendário com 6.201 metros - só perde para os 7.003 metros de Spa-Francorchamps -  e é altíssima velocidade apesar de ser circuito de rua e praticamente sem áreas de escape, com velocidades superiores aos 350 km/h. Carlos Sainz atingiu 366 km/h na corrida. A pista permite que os carros andem próximos ao da frente sem perder pressão aerodinâmica, o que proporciona muitas ultrapassagens como as 99 registradas no ano passado.

Em 2023 a pole position foi de Charles Leclerc com a Ferrari e Max Verstappen venceu a corrida depois de superar o próprio Leclerc na parte final da prova. A probabilidade de Safety Car é de 50% por ser um circuito de rua, e a Pirelli disponibilizou para este final de semana os compostos mais macios de sua gama de pneus C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio).

Embora a F1 tenha corrido duas vezes em Las Vegas em 1981 e 1982 num circuito bem chinfrim improvisado no estacionamento do famoso cassino Caesars Palace, que deu nome ao GP, esta é a segunda vez com a denominação GP de Las Vegas. Foi lá em 81 que Nelson Piquet conquistou o seu primeiro título Mundial.

Para quem não gosta de muita badalação como Max Verstappen, talvez Las Vegas não seja o melhor local para comemorar o quarto título. No ano passado, após uma cerimônia de apresentação dos pilotos um tanto extravagante para os padrões costumeiros da F1, Verstappen disse “me senti como um palhaço. É 99% show e apenas 1% evento esportivo”. Mas esse é o propósito da Liberty Media em tornar o Grande Prêmio em um megaevento e com muitas luzes de neon. Tanto que toda a programação desde os treinos livres acontece à noite, com a largada para as 50 voltas neste sábado às 22h local, 3h desta madrugada pelo horário de Brasília. Na coletiva de imprensa de quinta-feira, Verstappen refletiu sobre suas críticas ao showbiz: “Não quero ser negativo, mas só gosto das curvas velozes. É minha preferência pessoal”, disse.

E se o campeonato de pilotos está nas mãos de Verstappen, no Mundial de Construtores a briga segue interessante entre a líder McLaren com 593 pontos contra 557 da Ferrari e 544 da Red Bull. Apenas 49 pontos separam as três e 147 pontos ainda estão em jogo nas três corridas que restam.