Produtores de café de São Sebastião do Paraíso e municípios vizinhos participaram da Semana Internacional do Café (SIC), realizada entre os dias 20 e 22, em Belo Horizonte. Considerada uma das maiores feiras do setor no mundo, a SIC reúne profissionais para promover negócios, fomentar conhecimento e valorizar a produção nacional.
A feira ofereceu uma rica programação, com palestras, workshops, degustações e competições, além do concurso Coffee of the Year, que celebra os melhores cafés do Brasil. Para Julian Silva Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o evento é fundamental para fortalecer a cadeia do café. “A feira é um ambiente espetacular que une todos os elos da cadeia do café, desde o produtor até o consumidor final. A região de São Sebastião do Paraíso, conhecida por seus cafés de altíssima qualidade, mostra aqui o trabalho atento e dedicado dos produtores ao mercado em constante evolução”, afirmou.
Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, extensionista agrope-cuária da Emater e produtora de café, levou um grupo de produtores em uma excursão à feira. “Viemos com um ônibus trazendo cafeicultores e passamos todos os dias na SIC. É uma oportunidade única de conhecer novidades do setor, desde o plantio até a comercialização. Além disso, há várias competições e cuppings que permitem aos produtores mostrarem seus cafés para o Brasil e o mundo”, destacou.
Sirlei também enfatizou a importância do evento para a troca de experiências e a busca por inovações. “Muitos produtores participaram de forma independente, o que mostra o interesse em buscar conhecimento e estar por dentro das tendências do setor cafeeiro. Aqui encontramos soluções que vão desde insumos até tecnologias de industrialização e comercialização.”
A agrônoma e extensionista Hully Alves Rocha, que trabalha no escritório da Emater em Jacuí, destacou a relevância do evento para a atualização técnica. “A SIC proporciona uma troca de experiências essencial para quem vive a cafeicultura. É uma oportunidade de discutir temas importantes e conhecer as tendências mais atuais do mercado. Para nós, é um espaço de aprendizado e conexão.”
A valorização dos pequenos produtores e da sustentabilidade foi um dos pontos destacados por Janaína Medeiros, da Alto de Minas Soluções em Café. “Os concursos, como o Coffee of the Year, e outros menores presentes na feira dão destaque aos pequenos produtores, incentivando toda a cadeia sustentável do café. Também foi importante ver inovações e tendências de mercado, que valorizam cada vez mais quem trabalha com cuidado e atenção à qualidade”, pontuou.
Para Sirlei Sanfelice, a Semana Internacional do Café é um espaço de integração para toda a cadeia produtiva. Além das competições, o evento ofereceu workshops e discussões sobre temas como sus-tentabilidade, novas tecnologias de pós-colheita, mecanização e tendências de consumo.
“A participação de produtores de São Sebastião do Paraíso e municípios vizinhos reafirma a força da região no setor cafeeiro, conectando os cafeicultores a oportunidades de negócios e às tendências do mercado global. A feira, mais uma vez, mostrou que o café brasileiro segue como referência mundial em qualidade e inovação”, concluiu.