FRUTÍFICA MINAS

Produtores rurais de Paraíso participam de dia de campo do “Frutifica Minas”

Evento promovido pela Emater-MG visa fortalecer a fruticultura regional
Por: Divulgação | Categoria: Agricultura | 30-11-2024 20:59 | 394
Evento promovido pela Emater-MG reuniu produtores rurais para troca de conhecimento sobre fruticultura, fortalecendo o setor em Paraíso
Evento promovido pela Emater-MG reuniu produtores rurais para troca de conhecimento sobre fruticultura, fortalecendo o setor em Paraíso Foto: Reprodução

Na quinta-feira, 28, produtores rurais de São Sebastião do Paraíso, um grupo de membros da Associação de Produtores Rurais da Queimada Velha, participaram do Dia de Campo do programa “Frutifica Minas – Circuito de Fruticultura” no município de Guaranésia.

A iniciativa, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da própria Emater-MG para viabilizar a viagem dos agricultores. Além disso, produtores de outras cidades da região também participaram do Dia de Campo.

O evento teve como objetivo divulgar as potencialidades da região para o cultivo de frutas que apresentam qualidade e produtividade competitivas no mercado nacional. Durante o encontro, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de plantio de maçã, pêssego, goiaba e uva, além de receber informações essenciais para o desenvolvimento dessas culturas.

Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, extensionista agropecuária da Emater-MG, responsável pela unidade de São Sebastião do Paraíso, destaca a importância da participação no evento: “A presença dos produtores no Dia de Campo é fundamental para a difusão de informações e tecnologias em uma área ainda pouco explorada em nossa região. Essa troca de conhecimentos possibilita a diversificação da produção agrícola e a inserção de novas culturas no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.”

O “Frutifica Minas” é uma iniciativa da Emater-MG que promove palestras técnicas com especialistas em fruticultura em diferentes polos de produção do estado. O programa visa atualizar e capacitar agricultores, estudantes e profissionais do setor, fortalecendo a fruticultura mineira e incentivando a diversificação e o desenvolvimento regional.

Ainda segundo a extensionista da Emater-MG, a participação dos produtores de São Sebastião do Paraíso no evento “reforça o compromisso da região em investir na fruticultura como uma alternativa viável e promissora para a geração de renda e emprego, aproveitando as condições favoráveis de solo e clima para o cultivo de diversas frutas”, conclui.

Fruticultores de várias cidades da região também estiverem no DIa de Campo
Grupo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura para viajar