CURTAS EDIÇÃO 2874

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-12-2024 09:38 | 53
Foto: Arquivo

Sugeriu
Em ofício enviado à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, a Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso, criada em 2006 com objetivo de desenvolver e dar suporte a projetos ambientais no município, sugeriu que o Parque da Serrinha passe a ser denominado de Parque Municipal Natural Águas da Serrinha “Alziro Zarur Cândido”, em reconhecimento ao funcionário municipal que trabalhou cerca de 37 anos naquele parque , “sua primeira casa”, produzindo mudas de árvores e flores.

Copasa
A convite do vereador Marcos Antônio Vitorino (Marcão), representantes da Copasa, engenheiros Peterson Ribeiro Marques, Samuel de Assis Moreira e Wellington Luiz Vilela compareceram à sessão da Câmara de São Sebastião do Paraíso para informar sobre questões envolvendo falta de abastecimento de água em alguns bairros na parte alta da cidade. Wellington Luiz admitiu que tem faltado o precioso líquido. “Tem ocorrido essa dificuldade, devido ao consumo e com a expansão da cidade”.

Alternativas
Conforme explicou, há estudos para se construir mais uma elevatória, independente, para auxiliar a existente na parte alta do Jardim Coolapa. Há outra alternativa, com perfuração de poço artesiano na área de captação nos Pilões (vasão aproximada de 50 litros por segundo), que seria uma opção para resolver a questão do Belvedere, salientou, Wellington Luiz, ao frisar que não se trata de insuficiência de água. É um estudo para reformular o sistema, ajustes tendo em vista o crescimento da cidade. “Estudos estão avançados”, afirmou.

Solução
Marcão questionou se “estas providências já não deveriam ter acontecido, e que as pessoas pagam caro pela água que tem faltado em Paraíso, e isso me preocupa. Entra ano, sai ano a Copasa está estudando”, disse o vereador, ao afirmar ser necessário a empresa definir uma data para solução do problema.

Oito meses
“O sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário é complexo, à medida em que vão surgindo problemas, começam os estudos. Como profissional, como técnico garanto que estamos trabalhando para resolver”, disse o representante da Copasa. Em relação ao bairro Real Grandeza, Vila Formosa e Jardim Ouro Verde, o presidente da Câmara, José Luiz das Graças sugeriu a possibilidade de numa parceria com o município ser construído um reservatório na rua Samuel Soares, próximo à rotatória. Tecnicamente seria a melhor solução, e seria construída em oito meses”, afirmou Wellington. 

Despediu-se
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso o vereador Vinício Scarano despediu-se de seus pares e fez considerações sobre dois mandatos exercidos. No próximo ano ele foi convidado a assumir a Secretaria municipal de Turismo e Cultura. “Foram oito anos muito verdadeiros”. Disse que isso lhe fez acreditar ainda mais que “a política é o maior instrumento de melhoria das pessoas da comunidade como um todo”. São Sebastião do Paraíso pode contar comigo, porque vou ser eficiente, produtivo, correto, igual somos aqui”.

Cinco mandatos
E após cinco mandatos consecutivos, o vereador Sérgio Aparecido Gomes (Serginho) apesar do grande número de votos recebidos não conseguiu reeleger-se) porque seu partido não atingiu legenda necessária. Ele também falou em tom de despedida. Das muitas mensagens que disse ter recebido, leu a enviada pelo senador Rodrigo Pacheco, que lhe diz para “levantar a cabeça e seguir adiante. “Você tem muitas pessoas que te admiram, serviu muito bem a cidade nesse tempo, e certamente sua missão não terminou. Não será uma derrota por legenda que vai te derrubar”, disse o senador. Sérgio agradeceu servidores na Câmara, a órgãos de imprensa.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 11 de dezembro de 1920 ocorre a cerimônia de colação de grau da turma de professores formandos no Curso Normal anexo ao Ginásio Paraisense. Entre os formandos estava Benedito Ferreira Calafiori que tornaria exemplar contabilista, amplamente reconhecido, e professor em diferentes colégios.