APC

NÓS podemos

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Do leitor | 11-12-2024 00:03 | 438
Foto: Arquivo

Nós podemos fazer diferente? Claro que sim, só não faz quem gosta de invariabilidade. Entra ano sai ano, chega dezembro sai dezembro e não muda nada. Faz-se tudo igual, tudo como dantes no quartel general em Abrantes. (É como registra o escritor e poeta português Orlando Loureiro Neves, no seu dicionário de expressões correntes: Editoriais Notícias, Lisboa, diz-se do que permanece na mesma, sem alteração. Nós podemos sim, agir neste dezembro pensando na desigualdade social, no meio ambiente, no protecionismo, no clima e na fome.

São questões que tendem a aumentar as tensões em Jacuí, em Minas, no Brasil e no Japão. De repente... já é dezembro outra vez! É Natal. Enfeitam-se árvores, símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e fazem-nas coloridas, todas as cores.

Então, "nós podemos fazer também como a poetisa e contista brasileira Cora Coralina que na Poesia de Natal, recomendou para nós: "Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão! Coloque no coração laços de cetim rosa, amarelo, azul, carmim. Decore seu olhar com luzes brilhantes estendendo as cores em seu semblante. Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão! Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão! A hora é agora. Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente! Nós podemos, para você, para mim, para nós"! (Poema atribuído a Cora Coralina., mas sem confirmação de autoria).

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com