Maus momentos
Um motociclista passou por maus momentos no final de semana em São Sebastião do Paraíso, quando um fio solto de um poste, daqueles que se encontra por toda a cidade, pendurado, enfeiando vias públicas, lhe enroscou no pescoço. Depois do tranco o rapaz parou a moto e em seguida caiu desmaiado. Foi socorrido por alma generosa. Fios e cabos despencando tem sido problema crônico na cidade, e apesar dos pedidos de providência, continuam oferecendo riscos de acidente. Café sem conserto.
Questionou
Em rede social, um motociclista internauta, depois do ocorrido com seu colega de trabalho postou o seguinte: “Gostaria de saber senhores governantes de São Sebastião do Paraíso o que está sendo feito a respeito dessas fiação solta no meio da rua que quase levou o motoqueiro a óbito, o que está sendo feito em Paraíso pra segurança de “nóis” moradores? Roubo atrás de roubo, muitos acidentes na cidade, semáforos com defeito toda semana não tem ninguém vendo isso?”
Saúde
O atual coordenador do Ambulatório Municipal, Adriano Lopes de Siqueira ao que tudo indica será mesmo confirmado como secretário municipal de Saúde a partir de 2025. Seu nome vem sendo mencionado há alguns dias, e ventilou-se que seria anunciado pra valer, ontem o convite para que comande a importante Secretaria, o que chegou a ser considerado “início de nova fase na administração da saúde pública municipal”.
Bom tamanho
Por falar em nova fase, seria oportuno e quiçá mais proveitoso em termos desenvolvimento para o município, que o prefeito Marcelo Morais também nomeasse um secretário de Obras, alguém do ramo, e bons profissionais existem. Por mais disposição tenha o chefe do Executivo, semelhante à Saúde, o setor de Obras demanda acompanhamento mais de perto. O prefeito cobrando resultados já estará de bom tamanho.
Aquém
Na nova fase, espera-se que Paraíso possa acompanhar índices positivos na abertura de empresas e geração de empregos no Estado, o que, salvo melhor juízo não tem ocorrido. Conforme dados divulgados pela Junta Comercial de Minas Gerais, o Estado “encerrou novembro com 7.779 novos empreendimentos em todas as regiões do estado”.
Números positivos
O número representa alta de 16% em relação a novembro de 2023, quando foram registrados 6.706 novos negócios. No acumulado de 2024, Minas já formalizou 91.613 empresas abertas, aumento de 15,43% na comparação com o mesmo período do ano passado (79.367 registros). Os dados são do relatório de registros mercantis divulgado nesta terça-feira (17) pela JUCEMG.
Expectativa
A expectativa de comerciantes paraisenses, segundo a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços – ACISSP, é de otimismo quanto às vendas de final de ano, mesmo diante de “desafios econômicos” vividos pelo país, por exemplo a inflação que nos últimos doze meses chegou a 4,87% e a alta do dólar, ontem quotado a R$ 6,21. Comerciantes confiam no potencial de reação impulsionado pelo aquecimento natural do período, e por estratégias adotadas.
Sem incômodo
“Amigos do alheio” cismaram de furtar “objetos da época”, e não são poucas as queixas de fiações, pisca-pisca, e outras decorações natalinas. Além das levadas de praças públicas, como ocorreu na Lagoinha, também têm ocasionado prejuízos e, principalmente dissabor a proprietários de residências. “Estão agindo durante o dia, sem nenhum pudor”, e sem serem incomodados.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 18 de dezembro de 1898 o Coronel Herculano Cândido de Mello e Souza é empossado como 12.º agente executivo (prefeito) de São Sebastião do Paraíso. Em seu mandato, concluído em 2 de janeiro de 1903, houve liberação de recursos para a Companhia Melhoramentos de São Simão, antecessora da Estrada de Ferro São Paulo e Minas, construir linha férrea de Paraíso até proximidades do Morro da Mesa.