AMEG
Em assembleia na manhã de ontem (3/1), o prefeito Marcelo Morais foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG, para a gestão 2025. Conforme afirmou, um de seus objetivos é “fortalecer a integração regional e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentadas pelos municípios associados”. O prefeito Daniel Ferreira da Silva, de São Tomás de Aquino foi eleito 1.º vice-presidente e de Fortaleza de Minas, Márcio Domingues de Andrade, 2.º vice-presidente.
Novo horário?
Ao encerrar a sessão solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Lisandro Monteiro convocou seus pares para a primeira sessão ordinária, dia 4 de fevereiro, a princípio para às 14 horas, mas sinalizou nas entrelinhas que sessões poderão ser realizadas à noite, como já ocorreu anteriormente.
Sugestões
Ao que consta vereadores irão se reunir para opinarem sobre o assunto levantado pelo presidente Lisandro. Mas ainda não há consenso. Há quem sugere que a sessão seja realizada no período da manhã, outros são pela manutenção com início às 14 horas, e há que sugere seja iniciada às 19 horas. Alegam que poderá ser presenciada por maior número de pessoas no período noturno.
Agro no prejuízo
Tratores, implementos agrícolas, adubos e defensivos e animais têm sido alvo constante de ladrões em sítios e fazendas na região. Registros de furtos e roubos são feitos quase que diariamente por quadrilhas que têm causado grandes prejuízos a fazendeiros e sitiantes.
Suspeito preso
Duas bem sucedidas operações policiais na região evitaram maiores prejuízos para o setor. Segunda-feira, dia 30, a Polícia Militar em Itamogi recebeu informação que um caminhão foi usado na tentativa de furto de uma carga de defensivos agrícolas na filial de uma cooperativa. Identificaram que outro veículo lhe dava cobertura, e evadiu-se com os suspeitos. Numa operação conjunta com a Polícia Militar do Estado de São Paulo um dos autores foi preso, depois que o veículo em que estava, se envolveu em acidente. A carga que tentaram furtar foi avaliada em R$ 6 milhões.
Receptadores
Numa propriedade rural entre Passos e Fortaleza de Minas a Polícia Civil recuperou cinco cabeças de gado furtadas no fim de semana no município de São João Batista do Glória, avaliadas em R$ 25 mil. Recentemente prisões foram efetuadas em São Pedro da União e Nova Resende, elementos apontados como receptadores de gado furtado.
43.º Batalhão de PM
O 43.º Batalhão de Polícia Militar completou sete anos de sua instalação em São Sebastião do Paraíso no dia 2 de janeiro. Abrange quinze municípios, organizado em duas companhias, a 95.ª Companhia PM, em Paraíso e a 79.ª Companhia PM, descentralizada, em Guaxupé. A resolução foi assinada pelo então comandante-geral da PM em Minas, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, publicada no dia 27 de dezembro de 2017, e entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2018. O 43.º BPM antes era sediado em Governador Valadares.
Não digeriram
Resposta da concessionária da MG 050, Nascentes das Gerais, ao pedido de providências para sanar aquaplanagem no trecho entre São Sebastião do Paraíso e Capitólio, não foi digerida por prefeitos que participaram da reunião da AMEG na manhã de ontem em Passos após leitura pelo prefeito Rafael Freire. A Nascentes das Gerais afirmou não haver problemas a serem resolvidos no trecho citado, e que a rodovia está em condições adequadas para o tráfego. Foi o bastante para gerar descontentamento entre prefeitos.
Medidas necessárias
O prefeito Marcelo Morais, novo presidente da AMEG, garantiu, irá adotar todas medidas necessárias para a solução do problema. “Vamos levar essa questão ao conhecimento do Ministério Público porque vidas estão sendo ceifadas pela incompetência do serviço de engenharia da rodovia”, afirmou, ao salientar que a Nascentes das Gerais “vai entender que os municípios vão se unir na exigência de solução”.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 1.º de janeiro de 1853 foi registrado o primeiro batizado realizado pelo padre Lúcio Fernandes Lima na Capela Curada de São Sebastião do Paraíso. “Trata-se da pequena Rita, nascida em 13 de dezembro de 1852, filha legítima de José Marques e Thereza, criou liberta. Foram padrinhos, Joaquim de Souza e Maria Alves. (Extraído do livro Efemérides Paraisenses)