Paraíso realiza Semana de Ciência e Tecnologia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 01-11-2017 02:11 | 7273
Foto: Reprodução

Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de São Sebastião do Paraíso participaram nos dias 26 e 27 de outubro da 5º edição da Semana Nacional Ciência e Tecnologia. Neste ano, o evento teve como tema “A matemática está em tudo”. “Avaliamos que foi um grande sucesso com a participação de mais de duas mil pessoas nos dois dias, um evento que foi coroado de êxito na apresentação dos trabalhos escolares, nas experiências apresentadas, na participação das pessoas em geral, de forma que estamos muito felizes com tudo o que ocorreu”, avalia Cristina Preto de Oliveira Vasconcelos,  coordenadora da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior.
A coordenadora da Secretaria destaca que o resultado foi mais do que positivo. “Tivemos uma ótima visitação nos dois dias, com dependências lotadas para as exposições dos trabalhos”, afirma. Cristina acrescenta que foram apresentados trabalhos, jogos, encenações teatrais, dança entre outras atrações artísticas e culturais. “Fizemos ainda parcerias com outros setores da Prefeitura como Saúde, Educação, Segurança Pública, Esporte,, Cultura e todos puderam colaborar conosco numa grande integração”, detalha. Também foram realizadas palestras com entidades parceiras, como a Empresa de Pesquisa Agronômica de Minas Gerais (Epamig).
Para 2018, a Secretaria programa uma Mostra de Desenhos para a seleção da logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, envolvendo a participação das escolas. A iniciativa visa estimular a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país e as inscrições já começam em novembro deste ano. A logomarca é formada por um sinal de multiplicação composto por um conjunto de imagens que remetem à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida de 2016 a 2022, e à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).



 



ESTRUTURA
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Paraíso possui 31 cursos entre atividades técnicas e de graduação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo e-Tec Brasil, e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). “Hoje contamos com 796 alunos que estão sendo beneficiados com os cursos que são totalmente gratuitos”, acrescenta a coordenadora. Eles são na maioria à distância e, segundo ela, não deixam nada a desejar em relação a um curso presencial. “Temos toda a infraestrutura com computadores, internet para atender quem não tem computador em casa ou que prefere estudar aqui, disponibilizamos três laboratórios de informática, funcionando das 7h às 22h30”, completa.
A Secretaria deverá iniciar na próxima semana o curso de Secretariado Administrativo em Guardinha. “Teremos 30 vagas para atender a comunidade, é a primeira vez que um curso da Uaitec será disponibilizado no distrito, esperamos que em breve possamos apresentar outras oportunidades”, ressalta.
Cristina disse ainda que a Secretaria também tem trabalhado com convênios para estágios envolvendo estudantes. “Somos responsáveis também pela distribuição de combustíveis e conferência de documentos dos alunos junto à Associação Cultural Educacional Paraisense (Acep). São 18 linhas e quase 800 alunos atendidos”, informa. 
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia está instalada junto à Libertas Faculdades Integradas, localizada a Avenida Wenceslau Braz, nº 1.018, anexo 1, através de um Termo de Convênio. “Isso nos possibilita que, apesar de estarmos em um prédio privado, que possamos ofertar cursos totalmente gratuitos à população”, finaliza.