E-CTARE

Aplicativo desenvolvido por paraisenses informa cotação do café e variações na Bolsa de Valores

Plataforma calcula valores do lote de café considerando suas características e variação da Bolsa de Valores
Por: João Oliveira | Categoria: Tecnologia | 03-02-2018 08:02 | 13404
Equipe da Agely, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo E-ctare
Equipe da Agely, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo E-ctare Foto: Reprodução

O nascimento de um novo aplicativo, o E-ctare, promete facilitar, e muito, a vida do produtor ao buscar realizar a comercialização do seu café beneficiado. Esse aplicativo, que traz todo o conhecimento que normalmente alguém muito especializado na área agrícola teria para poder fazer esse levantamento de preço e estipular o valor que a saca do café poderia ser vendido, agora pode estar na palma da mão de qualquer um que tenha um celular com os sistemas operacionais Android ou iOS.
De acordo com o idealizador do projeto e cofundador da plataforma, Marcell Salgado, a ideia nasceu na busca pela modernização da forma como a comercialização de café é feita atualmente, o que segundo destaca, teve poucas mudanças ao longo de 100 anos. "Sou empresário no seguimento do café há cerca de 10 anos, meu pai trabalha no comércio cafeeiro e temos empresa há mais de 40 anos em Paraíso. Com isso pensei em como criar ferramentas um pouco mais tecnológicas para atender a um seguimento que é bem tradicional", conta.
Segundo explica Salgado, o primeiro motivo para a criação da ferramenta foi facilitar a vida de quem comercializa o café; o segundo, a vida de quem vende, no caso o produtor rural. Ele destaca que a criação dessa ferramenta foi uma maneira de trazer a geração mais nova de produtores para junto da empresa da família, já que os pais e avós dessa nova geração já mantinham uma relação de fidelidade com o pai dele, o produtor e empresário Gerson Salgado.
"Diante disto pensamos em desenvolver algo para o celular e colocar um pouco mais de informação na mão do produtor para que ele tivesse mais transparência na comercialização do café. O que eu fiz foi basicamente pegar todo o conhecimento que eu tinha sobre comercialização de café e transformar em algoritmos. A agência Agely, por sua vez, transformou isso em aplicativo e criamos essa ferramenta de cotação", destaca.
Conforme ressalta Marcell, é uma ferramenta muito interessante para o produtor,  uma vez que ela calcula instantaneamente o valor do lote do café do produtor considerando não uma ou duas, mas as diferentes características dos lotes de café daquele produtor. "Por ser um produto natural, cada produtor chega a um resultado final diferente e isso é linkado a cotação do dólar e da Bolsa de Nova York, que trabalha o maior volume de contratos de café do mundo, sendo ela uma das maiores referência para base de preços que temos", elucida.
Por se tratar de dólar e da Bolsa de Valores, Salgado explica que são referências muito voláteis e muda de preço o tempo todo. "Sabendo disso, nós sabemos que o produtor não têm condições de acompanhar e ficar fazendo a conta que eu fazia a mão para atualizar o preço do lote dele. Deste modo, o produtor lança todas as características do lote do café dele e o aplicativo passa a calcular o preço, considerando as variações da Bolsa".
Segundo ainda destaca o empresário, o produtor, lançando essas características do lote do aplicativo, terá algo parecido com um extrato bancário. "Como eu valorizo todas as sacas que ele lança, se esse produtor realmente tiver essas sacas depositadas em algum armazém, é como se ele tivesse isto depositado em um banco e o banco passasse um extrato diário do valor do lote de café desse produtor", acrescenta.




O APLICATIVO
Conforme ressalta o empresário, o aplicativo não tem custo nenhum e a intenção é pulverizar o máximo possível o seu uso para as regiões cafeeiras. "Não pensamos em criar essa ferramenta para cobrar algo do elo mais fraco da cadeia cafeeira, no caso o produtor, e sim facilitar a vida deles", completa.
Para saber mais detalhes, o produtor pode acessar a página virtual do aplicativo por meio do endereço eletrônico "www. ectare.com.br". O E-ctare já está disponível nas lojas de aplicativo Google Play (para aparelhos Android) e App Store (para iPhones e iPads).

Marcell Salgado, idealizador e co-fundador da plataforma
Aplicativo desenvolvido por paraisenses informa cotação do café e variações na Bolsa de Valores