CONTABILIDADE

Contadoras paraisenses têm artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade

Por: Redação | Categoria: Educação | 21-03-2017 22:03 | 1875
Foto:

As professoras, mestras Vilma Mião e Marisse Dizaró Bonfim junto com a egressa contadora Fabiana Marçal tiveram seu trabalho aprovado e publicado na Revista Brasileira de Contabilidade com o tema de O disclosure contábil no terceiro setor à luz da ITG 2002 (R1): um estudo de uma Instituição de Ensino Superior do Sudoeste de Minas Gerais. As acadêmicas selecionaram a própria instituição vinculada a elas, a Libertas – Faculdades Integradas, como objeto de estudos.
A pesquisa teve como objetivo verificar o grau de atendimento à ITG 2002 (R1) – Entidades sem Finalidade de Lucros; norma emitida pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e que rege o funcionamento dessas entidades. O estudo também respondeu à pergunta de pesquisa que trata do disclosure contábil no Terceiro Setor. O disclosure contábil abrange o atendimento às normas do CFC e também a divulgação e o acesso dado às informações contábeis aos usuários (governo, cliente, fornecedores, banco, funcionários e outros). Dessa forma, o estudo mostrou que a Instituição consegue a atender o que é pedido pela norma do CFC, porém precisa melhorar no quesito divulgação das informações.
O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Contabilidade em sua edição de nº 223 do ano 46, bimestre janeiro e fevereiro de 2017. A egressa Fabiana de Carvalho Marçal faz parte da 41ªTurma de Formandos do Bacharel em Ciências Contábeis que atingiu a nota 4 no ENADE, mostrando que a Libertas – Faculdades Integradas junto de sua comunidade acadêmica possibilita a melhoria constante da educação. Busca, assim, sempre a qualidade no ensino superior.