CÂMARA x TIM

TIM e vereadores da região se encontram por melhorias nos serviços de telefonia móvel

Por: João Oliveira | Categoria: Tecnologia | 12-05-2018 08:05 | 8296
Relações públicas da Tim, Fernanda Laranja, atribuiu parte dos problemas a furtos de equipamentos em estações de transmissão da operadora
Relações públicas da Tim, Fernanda Laranja, atribuiu parte dos problemas a furtos de equipamentos em estações de transmissão da operadora Foto: ASSCAM

Na quinta-feira, 10, foi realizada na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso reunião entre representantes da empresa TIM e vereadores de três cidades da região. A principal pauta do encontro foi a deficiência de alguns serviços prestados pela operadora de telefonia celular que motivou o chamamento da reunião pelo vereador, Marcelo de Morais.
Abrindo a reunião, a responsável pelo Departamento de Relações Institucionais Sudeste da TIM, Fernanda Laranja, recebeu das mãos de Morais, uma série de impressos contendo reclamações de cidadãos paraisenses em relação aos serviços que a empresa presta na cidade. Em poucas horas, mais de uma centena de queixas foram deixadas em uma postagem feita pelo vereador em seu perfil no Facebook. 
Em seguida, os vereadores apontaram uma série de problemas que os clientes da TIM nos três municípios têm enfrentado nos últimos anos. Responsável pela organização da reunião, Marcelo Morais lembrou que solicitou a presença da empresa a fim de buscar uma solução para os problemas, principalmente, os que se referem ao sinal telefônico que, segundo ele, é insatisfatório. 
Fernanda reconheceu que há um problema na rede de transmissão que atende 28 municípios da região, incluindo Paraíso, Itaú de Minas, Cássia, Passos, São Tomás de Aquino, Monte Santo e outros. A relações institucionais, contudo, esclareceu que a TIM tem trabalhado para solucionar a questão e que investiu cerca de R$ 1 milhão na manutenção dos equipamentos. A previsão, segundo a funcionária, é que o serviço se normalize em novembro deste ano. 
Além dos problemas apontados, Fernanda Laranja e o engenheiro da TIM, Fabiano Gauzzi Machado, disseram que o sinal de telefonia muitas vezes fica prejudicado devido a ações criminosas de furto e vandalismo nas redes de transmissão da operadora. “Temos trabalhado para melhorar a cada dia. O serviço de telefonia é muito utilizado e exige muito investimento e evolução. Agradeço a oportunidade de prestar esses esclarecimentos, pois os cidadãos que os senhores estão defendendo também são nossos clientes e eles são preciosos para nós”, disse.
Após ouvir diversas demandas relacionadas aos serviços de telefonia celular nas zonas rurais dos municípios, os representantes da TIM sugeriram que os vereadores peçam para que os deputados da região exijam que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cobre das operadoras a instalação de Estações de Rádio Base (ERB’s) a fim de proporcionar segurança e mais comodidade ao homem do campo. O vereador Luiz de Paula ficou responsável por levar a causa aos parlamentares. 
Também ficou decidido que uma comissão regional será criada para acompanhar o caso da TIM. Além dos vereadores presentes na reunião, representantes do Poder Legislativo de outras cidades vizinhas serão convidados a integrar o grupo. 
Marcelo Morais fez um balanço positivo do encontro. “O nosso objetivo com essa reunião era que a situação fosse resolvida o quanto antes. Como a Fernanda e o Fabiano nos garantiram que a TIM irá fazer ajustes para melhorar o sinal nesse primeiro momento e, até novembro, resolverá a questão, ficamos muito satisfeitos. Saio desse encontro bastante animado”.
Para o presidente da Câmara de Cássia, Ricardo Garcia, a mobilização vem ao encontro com os anseios dos usuários dos serviços de telefonia municípios do Sudoeste do Estado. “Foi um encontro muito importante, porque a nossa região tem um problema muito sério com a TIM. Parabenizo o presidente Marcelo Morais pela iniciativa de organizar esse encontro e agradeço a Fernanda por nos trazer os esclarecimentos que tanto buscávamos. Agora, temos esperança de que as coisas irão melhorar”, comentou.
O vereador Davi Souza, de Itaú de Minas, ressaltou que a união entre as Câmaras é fundamental para que empresas como a TIM, que prestam serviços essenciais para as comunidades locais, se atentem à qualidade de seus produtos. “Foi um momento muito produtivo para todos nós. Queríamos uma resposta da empresa há tempos e hoje, graças a esse encontro promovido pela presidência da Câmara de Paraíso, ouvimos o que todos precisavam ouvir”, pontuou.
Por fim, o empresário Charles Antônio de Souza, que possui lojas franqueadas da TIM em Paraíso, Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Passos e Poços de Caldas, também celebrou o desfecho do encontro. “Acho um momento muito válido, porque é interesse de todo mundo ter uma rede que atenda as necessidades de todos os clientes. Todos os dias eu escuto reclamações de pessoas em relação ao sinal da TIM. Eu converso com eles e tento explicar a situação, mas não são todos que entendem e acabam trocando de operadora. Espero que a promessa se cumpra e, até o mês de novembro, esteja tudo resolvido”, concluiu.




PARTICIPARAM
Participaram da reunião o presidente da Câmara de Paraíso, Marcelo de Morais, o vereador e presidente da Comissão de Participação Popular, José Luiz das Graças,  vereadores Luiz de Paula e Lisandro Monteiro. Além deles, estiveram presentes vereadores e assessores dos municípios de Cássia e Itaú de Minas e o empresário Charles Antônio de Souza, proprietário de lojas franqueadas da TIM em cinco cidades da região.