A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Serviço de São Sebastião do Paraíso (Acissp) e o Senar, realizaram no primeiro quadrimestre desse ano 16 cursos destinados a produtores rurais e famílias que trabalham no campo. Foram pelo menos cerca de 14 participantes em cada curso que aconteceram entre janeiro e abril. Os participantes foram certificados.
Entre os cursos de formação profissional foram oferecidos os de tratorista, operação e manutenção de motosserras, manutenção de roçadeiras, manejo integrado de pragas e doenças da laranja, doenças do café, aplicação de defensivos manual e trato-rizado, classificação e degustação de café, defumador de carne de frango, operador de colhedeira e, na área de promoção social, o curso de planejamento de cardápios e higiene do lar.
O Senar é a escola que tira a tecnologia das prateleiras e leva ao campo, onde há necessidade, e aplica as pesquisas, onde há demanda. Para auxiliar agricultores e pecuaristas na chamada resiliência climática, o Senar vem buscando novos parceiros internacionais e desenvolvendo ações, programas e projetos voltados para a sustentabilidade.