Prefeitura, ACISSP e empresas parceiras iniciam Projeto Arborizando Paraíso

Foto:

A ACISSP e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciam na próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro, o projeto Arborizando Paraíso. O plantio das árvores terá início às 13h na avenida Monsenhor Mancini em frente a Arena Olímpica João Mambrini.

O objetivo do projeto é realizar o plantio de mudas de árvores, disponibilizadas pela Prefeitura de Paraíso através do Viveiro Municipal da Secretaria de Meio Ambiente, contando com o apoio de empresas do município que patrocinam os custos de plantio e cuidados das mudas plantadas pelo prazo mínimo de seis meses.

Nesse período, uma empresa terceirizada contratada irá cuidar dessas plantas. Com isso se espera que a probabilidade da muda plantada conseguir florescer seja maior.

Para a operacionalização do projeto, a Prefeitura doa a muda, a ACISSP contrata a empresa especializada prestadora dos cuidados com as árvores recém-plantadas e as empresas parceiras custeiam o plantio e manutenção por seis meses.

O lançamento na próxima terça-feira compreende o plantio e cuidado de 400 mudas de árvores nativas escolhidas pelos técnicos do viveiro municipal. Quatro empresas patrocinam essa primeira etapa: Curtume Santo Antônio, Netz Energia, Sicoob Nossocrédito e Unimed São Sebastião do Paraíso.

“Apresentei essa minha ideia há um ano, porém por questões logísticas somente agora estamos conseguindo realizar. A responsabilidade ambiental é de todos nós: pessoas físicas ou jurídicas. E as boas práticas hoje das empresas envolve o cuidado com o meio ambiente, muito debatido nas ações de ESG (sigla em inglês geralmente usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa). Além disso, vamos incentivar a arborização de nossa cidade”, analisou o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

Para o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, o projeto era um desejo antigo da pasta e a parceria possibilitará uma maior taxa de sucesso do plantio. “Com empresas parceiras no projeto, garantimos os cuidados básicos como rega e poda e o acompanhamento do desenvolvimento da planta. Isso pode fazer toda a diferença para que as mudas possam vencer o período inicial e possam crescer sadias e enfeitar as ruas da cidade, além de oferecer sombra e uma melhor qualidade do ar onde forem plantadas”, comemorou.

ARBORIZANDO PARAÍSO
Arborizando Paraíso é uma parceria entre o poder público representado pala Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e a iniciativa privada organizada por sua Associação a ACISSP.

Os seus objetivos são:

- Promover a conscientização sobre a importância da arborização urbana.

- Aumentar significativamente o número de árvores na área urbana da cidade.

- Melhorar a qualidade de vida dos habitantes, oferecendo sombra, beleza e espaços verdes.

- Mitigar os efeitos das mudanças climáticas através da vegetação urbana.

- Desenvolver e implementar práticas sustentáveis de manejo e preservação das árvores.

- Despertar nos cidadãos e nas organizações a consciência da responsabilidade coletiva no cuidado com o meio ambiente.

O projeto Arborizando Paraíso terá novas etapas de execução. As empresas interessadas em participar da iniciativa podem entrar em contato com a ACISSP através do WhatsApp (35) 3539-4400. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)