Super Max dá nó na McLaren
Max Verstappen conseguiu a pole position com uma volta mágica em Suzuka, que foi fundamental para a vitória maiúscula numa pista em que a Red Bull não era o melhor carro

O GP do Japão frustrou as expectativas de uma grande corrida que acabou tornando-se séria candidata a mais chata do ano. Mas será sempre lembrado pela volta mágica de Max Verstappen que tirou coelho da cartola nos instantes finais da classificação para roubar a pole position de Lando Norris por míseros 0s012 milésimos de segundo numa pista em que a Red Bull não era o melhor carro. Foi a 41ª pole de Verstappen na F1 e arrisco-me dizer que foi a melhor de sua carreira até aqui.
Mas o asfalto recapeado em boa parte do Circuito de Suzuka,
aliado à baixa temperatura e os pneus de compostos duros (faixa branca) da
Pirelli curiosamente sendo mais rápidos que os médios (faixa amarela) e o pouco
desgaste da borracha, tornaram a corrida sonolenta com uma procissão de carros
em fila indiana por longas 53 voltas sem nenhuma intervenção de chuva ou Safety
Car.
Os dez primeiros colocados do grid terminaram nas mesmas
posições, à exceção de Lewis Hamilton que ganhou a 7ª posição do novato Isack
Hadjar (8º) que se tornou o 355º piloto na história da F1 a pontuar. Não houve
nenhuma grande ultrapassagem e nenhum momento de emoção numa pista que é uma
das melhores e mais desafiadoras do calendário, mas que tem se tornado difícil
de ultrapassar em condições normais de corrida. De destaque apenas a saída dos
boxes em que a McLaren falhou na leitura de estratégia e chamou Lando Norris
junto com Max Verstappen para a troca de pneus e os dois acabaram (quase) se
estranhando na volta para a pista com Max mantendo a trajetória e Lando tendo
que ir para a grama. Mas foi um incidente normal de corrida que sequer foi
investigado pelos comissários.
Digno de nota a atuação soberba de Verstappen que venceu
pela primeira vez no ano - foi a 4ª pole e vitória consecutiva o tetracampeão
em Suzuka - e agora ele está apenas um ponto atrás do líder do campeonato,
Lando Norris (62 a 61). A McLaren cometeu ainda outro erro ao não inverter a
posição entre seus pilotos já que Oscar Piastri que terminou em 3º, passou as
últimas dez voltas colado em Norris com muito mais ritmo de corrida e que
poderia ter atacado Verstappen na luta pela vitória.
Andrea Kimi Antonelli em sua terceira corrida na F1
estabeleceu três novos recordes ao se tornar o piloto mais jovem a liderar uma
corrida (da 22ª à 31ª voltas durante as paradas para troca de pneus) e fazer a
volta mais rápida aos 18 anos, 7 meses e 12 dias. O jovem piloto da Mercedes
terminou a corrida em 4º e superou a marca que pertencia a Max Verstappen que
tinha 19 anos, 1 mês e 4 dias quando fez pela primeira vez a volta mais rápida
no ainda denominado GP do Brasil (atualmente GP de São Paulo) em Interlagos em
2016. Antonelli ganha também de Verstappen por apenas 3 dias quando o holandês
tinha 18 anos, 7 meses e 15 dias quando liderou pela primeira vez no GP da
Espanha de 2016. De quebra, a volta mais rápida registrada pelo jovem italiano
(1:30:965) é o novo recorde do Circuito de Suzuka que durava desde 2019.
A F1 estava de olho também em Yuki Tsunoda que foi promovido
da irmã Racing Bulls para a Red Bull, e também em Liam Lawson que seguiu
caminho inverso após os maus resultados nas duas primeiras corridas do ano.
Tsunoda até que surpreendeu nos treinos livres de sexta-feira andando perto de
Verstappen, mas se perdeu no decorrer do final de semana. Largou apenas de 14º
e terminou em 12º, ao passo que Lawson não conseguiu superar o novo companheiro
de equipe, o estreante Isack Hadjar. Largou em 13º - por ironia uma posição à
frente de Tsunoda -, mas não passou de 17º na corrida. Com pouca coisa
acontecendo no GP do Japão, Gabriel Bortoleto acabou tendo o seu pior final de
semana até aqui, terminando a corrida apenas em 19º depois de perder três
posições na largada.
A F1 segue a todo o vapor neste final de semana com o GP do Bahrein, segunda corrida da primeira rodada tripla do ano (no próximo final de semana será a vez do GP da Arábia Saudita). Este será o 21º GP do Bahrein, pista onde foi realizado os testes de pré-temporada e, portanto, um refresco para os novatos que já tiveram a chance de andar no Circuito de Sakhir com os carros deste ano. A largada para o GP do Bahrein acontece neste domingo às 12h, e às 13h deste sábado acontece a definição para o grid de largada.