Vereador reforça apelo por novas moradias populares em Paraíso

Vereador José Luiz das Graças Foto: Arquivo JS

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira (28), o vereador José Luiz das Graças (Mercado Érika), solicitou o envio de ofício ao prefeito Marcelo Moraes, reiterando o pedido para que o Executivo intensifique esforços na construção de moradias populares no município.

Em sua fala, o vereador destacou a urgência da demanda habitacional, sobretudo para as faixas 1 e 2 do programa habitacional, e pediu a sensibilização do prefeito diante da situação. “Sei que o prefeito sempre demonstrou sensibilidade com essa causa e reconheço o trabalho que o Executivo já vem fazendo. Mas é preciso uma força-tarefa para viabilizar o maior número possível de moradias populares, especialmente considerando os valores exorbitantes dos aluguéis em nossa cidade”, declarou.

José Luiz lembrou que há muitos anos não são construídas novas unidades habitacionais populares no município. Citou ainda nota do Jornal do Sudoeste na sessão Curtas, que relembra a construção de casas nos anos de 2010 a 2015 e destacou a aprovação recente de uma área destinada a esse fim pela Câmara. “Inclusive, defendo que sejam construídos apartamentos, o que permitiria triplicar a quantidade de imóveis destinados às famílias de baixa renda”, propôs.

O parlamentar reforçou que, para ele, “o teto de uma família é sagrado”, e que toda ação que vise garantir moradia digna para os assalariados deve ser tratada como prioridade. Mencionou também um ofício enviado em 2023 ao governo federal, solicitando informações sobre a inclusão de Paraíso no programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ele, a previsão inicial seria a liberação de aproximadamente 120 unidades habitacionais para o município, número ainda insuficiente diante da estimativa local de déficit superior a duas mil moradias.

José Luiz finalizou destacando a importância da união entre os poderes Legislativo e Executivo e alertou a população para que se informe apenas por canais oficiais. “Sempre que esse assunto é levantado, surgem falsas informações circulando em redes sociais. Quando houver inscrições para casas populares, será divulgado oficialmente pelo Executivo e pela Câmara Municipal. Até lá, todo cuidado é pouco para não alimentar esperanças com promessas que ainda não existem”, concluiu.