Faltou bom senso na elaboração do calendário da F1 para 2026
Há muito jogo de interesses e questões logísticas envolvidos na elaboração do calendário da F1, mas categoria derrapou na curva ao marcar o GP do Canadá de 2026 no mesmo horário das 500 Milhas de Indianápolis

A
F1 vive um campeonato interessante com boas corridas e ótimas disputas nesta
temporada, mas a gente começa a perceber que 2026 é logo ali quando ainda na
metade do ano é divulgado o calendário da próxima temporada que terá novo
regulamento e a estreia da Cadillac como 11ª equipe inscrita, abrindo mais duas
importantes vagas de pilotos no grid. Nesta semana foram divulgadas as datas
das 24 corridas do próximo ano. O campeonato começará no dia 8 de março na
Austrália e se estenderá até 6 de dezembro com o GP de Abu Dhabi. A principal
atração será a estreia do circuito urbano de Madri que passa a ser sede do GP
da Espanha, com a corrida de Barcelona sendo mantida, mas agora como GP da
Catalunha. Madri entra no lugar de Ímola que até o mês passado abrigou o GP da
Emilia Romagna. E assim, a Espanha passará a ter duas corridas. O GP de São
Paulo, em Interlagos, será no dia 8 de novembro, época em que acontecerá as
duas rodadas triplas do ano entre os GPs dos Estados Unidos, México e São
Paulo, e fechando a temporada na sequência com Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi.
Até
aí tudo certo não fosse a derrapada da F1 em colocar o GP do Canadá no mesmo
dia das 500 Milhas de Indianápolis, da F-Indy. Se já não era tão benéfico para
o esporte a realização do GP de Mônaco na mesma data de uma das maiores provas
automobilísticas do planeta, sempre no último domingo de maio, separadas por
algumas horas por conta das diferenças de fuso horário entre a Europa e América
do Norte, fazer a largada do GP do Canadá em pleno andamento da Indy 500 soa
como aberração e desrespeito aos fãs de automobilismo. A Liberty Media, empresa
norte-americana, detentora dos direitos comerciais da F1, até que tem
conseguido bons índices de audiência nos Estados Unidos, feito que o ex-chefão,
Bernie Ecclestone, tentou várias vezes e fracassou em todas. Mas não será assim
que a categoria se tornará popular por lá, confrontando com a maior atração do
automobilismo norte-americano.
Por
mais que haja interesses políticos e financeiros entre organizadores e
promotores de Grandes Prêmios da F1, além do desafio de logística por trás da
elaboração do calendário composto por 24 corridas em 20 países de 4
continentes, é lamentável a falta de bom senso ao não antecipar ou retardar em
uma semana a corrida de Montreal. Mesmo com a promessa de que o GP do Canadá
coincidirá com as 500 Milhas apenas uma vez a cada 5 anos.
Há
duas provas de automobilismo em que deveria ser proibido qualquer outra corrida
no mesmo dia, principalmente um Grande Prêmio de F1: as 500 Milhas de
Indianápolis, e as 24 Horas de Le Mans, que por ironia, está acontecendo neste
mesmo final de semana junto com o GP do Canadá(!).
Questionada
se havia algum comentário sobre o agendamento de uma corrida de F1 para o mesmo
horário de sua principal atração, a IndyCar respondeu que “estamos ansiosos por
uma épica 110ª edição das 500 Milhas de Indianápolis em 2026, logo após um
evento histórico e de grande sucesso como tivemos esse ano”. Ponto. Falou tudo.
Quem deve explicações é a própria F1.
O
GP do Canadá deste final de semana tem a classificação logo mais às 17h e a largada
amanhã para a 10ª etapa do campeonato às 15h. Todas as atenções estão voltadas
para Max Verstappen que acumulou 11 pontos na superlicença, uma espécie de
carteira de motorista dos pilotos, e se cometer qualquer infração cabível de
punição, ficará suspenso por uma corrida.
24 Horas de Le Mans
Para quem gosta de automobilismo na mais pura essência, com carros de vários tipos e marcas, carregados de alta tecnologia e velocidade, vale a pena conferir, ainda que algumas horas, a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, a maior prova de resistência do esporte a motor. A largada acontece neste sábado às 11h e a bandeirada no domingo às 11h. É fácil encontrar a transmissão na íntegra e com narração em português no YouTube ou no canal Bandsports.