Verstappen tem mais uma corrida para passar ileso de punição
Foi no GP da Áustria do ano passado que o tetracampeão começou a somar pontos na carteira de piloto que pode suspendê-lo por uma corrida se chegar ao total de 12 pontos

Há um receio dentro da Red Bull de que outros pilotos possam tentar induzir Max Verstappen a cometer alguma infração que resulte em pontos na sua superlicença e assim ele ser suspenso por uma corrida. O tetracampeão Mundial precisa passar ileso neste final de semana, a exemplo do GP do Canadá, para poder respirar mais aliviado. Verstappen tem 11 pontos adicionados à superlicença, uma espécie de carteira de motorista dos pilotos. Mais um, ele terá que cumprir uma corrida de suspensão.
A regra foi criada em 2013 depois que Romain Grosjean causou
um strike na largada do GP da Bélgica no ano anterior, e tem como objetivo
punir alguns excessos cometido pelos pilotos. Mas até hoje apenas Kevin
Magnussen foi suspenso no ano passado depois de acumular 12 pontos num espaço
de 12 meses. O mais próximo, e ameaçado de suspensão, é Verstappen, que já tem
11 pontos. E tudo começou no GP da Áustria do ano passado quando recebeu os
primeiros dois pontos por causar um acidente com Lando Norris quando os dois
disputavam a liderança da corrida. As outras punições aconteceram no México (2
pontos) por forçar Norris a sair da pista; em São Paulo (1 ponto) por infração
durante um Safety Car Virtual na corrida Sprint do sábado; no Qatar (1 ponto)
por dirigir desnecessariamente devagar em volta de aquecimento na
classificação; em Abu Dhabi (2 pontos) por causar colisão com Oscar Piastri na
primeira volta - todos em 2024 -, e por fim, mais 3 pontos no GP da Espanha
deste ano após bater propositalmente em George Russell.
Se não receber nenhuma punição neste final de semana de GP
da Áustria, Verstappen ganhará sobrevida já que os dois pontos recebidos na
corrida de 2024 expiram. Os outros dois que recebeu no GP do México só vão
expirar em 27 de outubro. Até lá, o holandês terá que ser cauteloso. Quando
perguntado no Canadá sobre a ameaça de ser suspenso, Verstappen ficou irritado:
“eu não preciso ouvir isso de novo, está me irritando”.
Antes do GP do Canadá, disputado há duas semanas, Christian
Horner, chefe da Red Bull, disse ter alertado o diretor de provas da F1, Rui
Marques, para que ficasse atento a possíveis tentativas de os rivais forçar Max
a cometer alguma infração. Nas voltas finais da corrida, durante intervenção do
Safety Car, o líder e desafeto do holandês, George Russell, freou forte para
aquecer os freios e surpreendeu Verstappen que teve pouco tempo de reação,
ultrapassando momentaneamente o piloto da Mercedes. Houve troca de acusações
pelo rádio de suas respectivas equipes. Verstappen avisou que Russell havia
feito o chamado break test (manobra antiesportiva que consiste em frear
deliberadamente à frente do carro que vem atrás); no que Russell imediatamente
reclamou de ter sido ultrapassado pelo rival sob Safety Car, o que é proibido.
A Red Bull entrou com protesto junto aos comissários da Federação Internacional
de Automobilismo (FIA) que levaram 5h30 para analisar o caso que julgaram
improcedente, causando insatisfação em toda a imprensa já que muitos
jornalistas tinham voo marcado e precisaram ficar no autódromo até às 21h30 do
domingo, à espera do resultado oficial da prova para fechar suas matérias.
A Red Bull corre em casa no Circuito Red Bull Ring, de sua
propriedade. A pista de 4.318 metros está 700 metros acima do nível do mar, o
que causa ligeira perda de potência dos motores e aquecimento dos freios por
conta do ar mais rarefeito; é composta por subidas, descidas e o menor número
de curvas da F1, apenas 10, proporcionando tempos de volta muito próximos do
primeiro ao último colocado do grid. Mas o maior problema desse veloz traçado
que parece simples, mas não é, são os limites de pista que corriqueiramente
causam várias punições ao longo do final de semana.
A McLaren não deverá tomar - por enquanto - nenhuma medida para inibir a disputa interna entre seus pilotos depois da batida de Lando Norris no GP do Canadá em disputa com o companheiro Oscar Piastri. A dupla está na luta pelo título da temporada com Piastri na liderança com 198 pontos, seguido por Norris com 176. Verstappen ocupa a 3ª colocação com 155 pontos. A largada do GP da Áustria, 11ª etapa do campeonato, acontece neste domingo às 10h. Neste sábado tem a definição do grid às 11h, tudo ao vivo pela TV Band.