Agência de Turismo fecha as portas em Ribeirão e deixa grupo de paraisenses no prejuízo

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O que seria a realização de um sonho para cerca de 50 clientes, entre eles aproximadamente 20 moradores de São Sebastião do Paraíso, transformou-se em frustração e prejuízo financeiro. Eles fazem parte de um grupo que teve pacotes de viagem cancelados após uma agência de turismo de Ribeirão Preto anunciar, pelas redes sociais, o encerramento de suas atividades por suposta falência.

A informação, divulgada às vésperas do embarque previsto para este sábado (13), causou revolta. Os pacotes incluíam destinos como Santiago do Chile, Maceió, Gramado, Punta Cana e até a Itália, com partidas programadas para os próximos meses e próximo ano. Em São Sebastião do Paraíso, muitos pacotes haviam sido comprados como presente de aniversário de 15 anos. Algumas pessoas pagaram valores à vista que ultrapassam R$ 16 mil. Outras dividiram o pagamento em diversos cartões de crédito — algumas com prejuízo estimado superior a R$ 30 mil.

Com a comunicação feita pela empresa via redes sociais, na qual os responsáveis pediram que os clientes solicitassem o bloqueio das compras às operadoras de cartão por “desacordo comercial”, iniciou-se uma corrida às delegacias de polícia. Só em São Sebastião do Paraíso, várias vítimas registraram boletins de ocorrência e organizaram-se para buscar reparação judicial.

A empresa, que operava sob o nome Planeja Viagens e Turismo, teria já atendido clientes da região anteriormente — inclusive com boas avaliações. Entretanto, relatos apontam que os proprietários da atual empresa seriam os mesmos envolvidos em episódios semelhantes, sob outra razão social, em Itapetininga (SP), onde teriam aplicado golpes em mais de 200 pessoas com pacotes falsos para Arraial do Cabo, Paraty e Balneário Camboriú.

Um dos relatos narra o desespero de um professor de Ribeirão Preto, que relatou ter feito transferências recentes para a empresária — uma delas de R$ 1.023 para passeios durante a estada no Chile, um dia antes do anúncio do encerramento da empresa. “Eu tô em choque. Tenho mais de R$ 32 mil em viagens com ela. Não tenho contrato, só prints e comprovantes. Já fui à delegacia. Não é só comigo. Tem um monte de gente nessa situação”, contou.

Duas clientes de São Sebastião do Paraíso revelaram ter presenteado as netas de 15 anos com a viagem internacional. A decepção veio com o cancelamento repentino e a constatação de que, segundo informações obtidas junto à LATAM, sequer havia reservas confirmadas para o voo que sairia do Aeroporto de Guarulhos neste sábado (13), às 14h10, com chegada prevista às 17h30 em Santiago.

Ainda segundo apurado, após não conseguirem contato com os responsáveis, clientes viajaram até Ribeirão Preto, onde encontraram tanto o escritório da empresa quanto o endereço residencial dos donos fechados. Informações extraoficiais apontam que eles foram vistos pela última vez na terça-feira da semana passada.

As vítimas estão se organizando para ajuizar ações coletivas. A orientação de advogados é que todos reúnam comprovantes de pagamento, conversas em aplicativos de mensagens, contratos assinados e registrem boletins de ocorrência nas delegacias locais.

A repercussão do caso já mobilizou clientes de outras cidades da região, como Serrana e Ribeirão Preto, além de veículos de imprensa. Segundo relatos, mesmo dias antes do comunicado de falência, familiares dos proprietários da empresa ainda gravavam vídeos com orientações sobre a viagem, aumentando as suspeitas de má-fé.

O caso agora é visto como possível estelionato em série.