Agência de Turismo fecha as portas em Ribeirão e deixa grupo de paraisenses no prejuízo

O que seria
a realização de um sonho para cerca de 50 clientes, entre eles aproximadamente
20 moradores de São Sebastião do Paraíso, transformou-se em frustração e
prejuízo financeiro. Eles fazem parte de um grupo que teve pacotes de viagem
cancelados após uma agência de turismo de Ribeirão Preto anunciar, pelas redes
sociais, o encerramento de suas atividades por suposta falência.
A
informação, divulgada às vésperas do embarque previsto para este sábado (13),
causou revolta. Os pacotes incluíam destinos como Santiago do Chile, Maceió,
Gramado, Punta Cana e até a Itália, com partidas programadas para os próximos
meses e próximo ano. Em São Sebastião do Paraíso, muitos pacotes haviam sido
comprados como presente de aniversário de 15 anos. Algumas pessoas pagaram
valores à vista que ultrapassam R$ 16 mil. Outras dividiram o pagamento em
diversos cartões de crédito — algumas com prejuízo estimado superior a R$ 30
mil.
Com a
comunicação feita pela empresa via redes sociais, na qual os responsáveis pediram
que os clientes solicitassem o bloqueio das compras às operadoras de cartão por
“desacordo comercial”, iniciou-se uma corrida às delegacias de polícia. Só em
São Sebastião do Paraíso, várias vítimas registraram boletins de ocorrência e
organizaram-se para buscar reparação judicial.
A
empresa, que operava sob o nome Planeja Viagens e Turismo, teria já
atendido clientes da região anteriormente — inclusive com boas avaliações.
Entretanto, relatos apontam que os proprietários da atual empresa seriam os mesmos
envolvidos em episódios semelhantes, sob outra razão social, em Itapetininga
(SP), onde teriam aplicado golpes em mais de 200 pessoas com pacotes falsos
para Arraial do Cabo, Paraty e Balneário Camboriú.
Um dos
relatos narra o desespero de um professor de Ribeirão Preto, que relatou ter
feito transferências recentes para a empresária — uma delas de R$ 1.023 para
passeios durante a estada no Chile, um dia antes do anúncio do encerramento da
empresa. “Eu tô em choque. Tenho mais de R$ 32 mil em viagens com ela. Não
tenho contrato, só prints e comprovantes. Já fui à delegacia. Não é só comigo.
Tem um monte de gente nessa situação”, contou.
Duas
clientes de São Sebastião do Paraíso revelaram ter presenteado as netas de 15
anos com a viagem internacional. A decepção veio com o cancelamento repentino e
a constatação de que, segundo informações obtidas junto à LATAM, sequer havia
reservas confirmadas para o voo que sairia do Aeroporto de Guarulhos neste
sábado (13), às 14h10, com chegada prevista às 17h30 em Santiago.
Ainda
segundo apurado, após não conseguirem contato com os responsáveis, clientes
viajaram até Ribeirão Preto, onde encontraram tanto o escritório da empresa
quanto o endereço residencial dos donos fechados. Informações extraoficiais
apontam que eles foram vistos pela última vez na terça-feira da semana passada.
As
vítimas estão se organizando para ajuizar ações coletivas. A orientação de
advogados é que todos reúnam comprovantes de pagamento, conversas em
aplicativos de mensagens, contratos assinados e registrem boletins de
ocorrência nas delegacias locais.
A
repercussão do caso já mobilizou clientes de outras cidades da região, como
Serrana e Ribeirão Preto, além de veículos de imprensa. Segundo relatos, mesmo
dias antes do comunicado de falência, familiares dos proprietários da empresa
ainda gravavam vídeos com orientações sobre a viagem, aumentando as suspeitas
de má-fé.
O caso agora é visto como possível estelionato em série.